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The aim of this paper is to discuss the innovation and the technological transfer in what concerns their impact on the competitiveness of the performance of lagging regions. The distinction between the concept of innovation and technological transfer seems to be relativised, since it is assumed that the conditions for the operationalisation of the process of technological endogeneisation require contextual conditions similar to the regions that export technology. Some conclusions about the role of some factors must be taken from studies carried out and from our empirical research, concerning Beira Interior, such as the industrial structure, the quality of entrepreneurial activity and networks and cooperation for innovation, which might appear as a struggle to the process of innovation and to the technological accumulation. We also stre...
Este trabalho pretende contribuir para uma maior clarificação e compreensão das razões que levam as universidades a comprometerem-se com desenvolvimento sustentável e o modo como incorporam nas suas missões, na sua organização e nas suas actividades os princípios da sustentabilidade. Observa-se um reconhecimento crescente de que o desenvolvimento sustentável constitui a força determinante da transformação da universidade no século XXI. As evidências, apesar de revelarem uma multiplicidade de trajectórias e diferentes graus de envolvimento quanto à incorporação da sustentabilidade na cultura, funções, estruturas e práticas das instituições académicas, sugerem que o ambiente é a componente do desenvolvimento mais assimilada e que o percurso para a sustentabilidade é longo, reflectindo o estado de infância das artes e da experiência organ...
O desenvolvimento e uso de indicadores de desempenho para a sustentabilidade pelas universidades apresenta-se como uma ferramenta de abordagem, de envolvimento e progresso que as universidades dificilmente poderão dispensar. O seu desenvolvimento insere-se no intenso debate, no interior e fora da academia, sobre os fundamentos e a utilidade para a universidade dos indicadores de desempenho. É de consenso generalizado que tais instrumentos não garantem o sucesso. Eles apenas são necessários à construção do processo de mudança que o alcance da sustentabilidade exige e constitui apenas um instrumento de pilotagem de grande utilidade para a universidade. Jamais poderá substituir a reflexão ponderada exigida pela tomada de decisão e ou pela definição ou redefinição de medidas de acção.
Since the beginning of the eighties we are witnessing a broad recognition amongst economists and policy makers of the importance of knowledge accumulation for the economic growth. This context explains the reinforcement of knowledge, technology and innovation centrality in the researchers agenda as well as in the design of the economic policy. As a result of the previous trends we need to consider two fundamental aspects from the viewpoint of regional and local development. First, the knowledge, technology and innovation play an important role on the performance of regional and local economy. Second, this means that the innovative activities emerge as a crucial vector of the process of convergence and inter-regional cohesion. In this case, we think that the contextual conditions of less favoured regions involve a reconfiguration of the...
Pretende-se com este trabalho proceder a uma análise exploratória do papel da universidade no compromisso da ciência com o desenvolvimento sustentável. A universidade como organização singular dos sistemas de inovação de base científica e tecnológica vê-se incontornavelmente confrontada com a reconfiguração das necessidades societais e do contrato social entre ciência, universidade e sociedade. Estas tendências exercerão influência sobre a trajectória futura das organizações universitárias, requerendo à universidade o exercício de uma visão estratégica com incidência nos domínios da investigação e seu financiamento, do ensino, dos recursos humanos, da qualidade, da cooperação científica e do seu relacionamento com a sua envolvente, em particular a região em que se insere. Da acção estratégica das universidades dependerá, também, se o m...
A relação entre Ensino Superior e desenvolvimento local e regional tem vindo a merecer uma atenção crescente por parte dos especialistas e do poder público. A sua utilização como instrumento de promoção do desenvolvimento económico e social procura responder ao objectivo de criação de capacidade competitiva sustentada em dinâmicas de inovação marcadas por uma maior colaboração entre as estruturas de Ensino Superior e os sectores privados e públicos. O seu crescente envolvimento com a estrutura económica é tido como elemento potenciador de uma inserção qualitativamente diferenciada das economias locais e regionais na dinâmica de globalização económica. Este facto, coloca as estruturas de Ensino Superior perante desafios e impõe objectivos e tarefas que ultrapassam visivelmente as missões tradicionais.
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