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O presente estudo analisa a transição dos homens gregos para a paternidade e, em particular, o início de uma relação a par com a separação da família de origem, fase decisiva das suas vidas. Para ilustrar este processo o artigo foi estruturado a partir de dois estudos de caso diametralmente diferentes em termos de rutura com a separação da família de origem. Num deles, o indivíduo não é capaz de se libertar de uma mãe dominadora, enquanto no outro tenta, de uma forma autorreflexiva, adquirir uma perspetiva, identificar as suas próprias necessidades e chegar a um acordo com os pais. O estudo utiliza uma metodologia qualitativa e situa-se no âmbito da pesquisa psicossocial com a interação entre as formações “externas” sociais e “internas” psicológicas.
O reconhecimento da desigualdade de género na política tem conduzido à adoção de medidas de ação positiva a nível mundial, como é disso exemplo a Lei da Paridade aprovada em Portugal em 2006. Tal como noutros países, onde estas medidas foram adotadas, também em Portugal elas suscitaram controvérsia social, um terreno particularmente rico de análise para as práticas assentes na ideologia de género. Centrando-se no ciclo eleitoral de 2009, este estudo pretendeu verificar se a Lei da Paridade foi cumprida pelos grandes partidos políticos portugueses e, além disso, conhecer os discursos que emergiram sobre o tema na imprensa periódica. Os resultados revelaram o cumprimento da lei e os seus efeitos positivos na representação das mulheres nestes partidos políticos nas eleições europeias e, embora menos, nas legislativas, e o seu ...
A presente análise propõe uma reflexão sobre a forma como os processos de coordenação do trabalho nas organizações escolares, ao nível da conceção e planeamento educativo, são enunciados nos relatórios de avaliação externa das escolas e pelas respetivas direções. Tem como base informação contemplada nos relatórios da avaliação externa das escolas de três regiões distintas em Portugal — Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve — e entrevistas realizadas aos dirigentes de 20 escolas. Esta abordagem permite conhecer modos de formalização dos instrumentos estruturantes e destacar a importância dos processos e mecanismos de apropriação informal (ajustamento mútuo) que têm lugar, tanto ao nível da construção como da operacionalização dos processos de regulação formais na gestão das escolas portuguesas (estandardização).
O artigo tem como principal objetivo analisar a relação dos seniores mais jovens (55-65 anos) e dos mais velhos (66 ou mais anos) com as tecnologias da informação e da comunicação (TIC), em particular com o computador e a internet. Desenvolve-se uma análise de cariz quantitativo, com base num inquérito por questionário administrado nas cidades de Lisboa, Porto e Coimbra a uma amostra de 792 indivíduos, em complementaridade com alguns dados qualitativos recolhidos através de 30 entrevistas semiestruturadas. Tenta-se conhecer as motivações e interesses ligados ao uso das referidas tecnologias e compreender em que medida tal prática contribui para a inclusão dos mais velhos nas sociedades tecnológicas e incrementa as relações e solidariedades intergeracionais e amicais.
PS e PSD são analisados com frequência como partidos iguais ou demasiado semelhantes. O artigo apresentado estuda de forma quantitativa e qualitativa os programas eleitorais dos dois partidos de 1991 a 2009. São apresentados os temas mais presentes nos respetivos manifestos. As conclusões referem que PS e PSD não são partidos ideologicamente neutros ou iguais. Apresentam com mais frequência, no entanto, propostas não ideológicas e estão mais próximos do que outros partidos europeus que também têm dominado os respetivos sistemas partidários.
O artigo tem como objetivo refletir sobre um conjunto de questões deontológicas e teórico-metodológicas que se colocam aos sociólogos no caso particular das investigações que realizam sobre as profissões e o associativismo profissional. O ponto de partida desta reflexão foi um estudo realizado no ano de 2008 na área das profissões da saúde e enquadra-se numa reflexão mais ampla sobre o exercício profissional dos sociólogos.
In this article we study a healthy organization through exploring the dual agenda from the perspective of a human service organization. Looking at the case of a specialized department at a major teaching hospital in Sweden, we analyze whether the concept of the healthy organization needs an added dimension. Quantitative and qualitative methods have been used, collected within the framework of the EU project Quality of Life in a Changing Europe. We explore the dual agenda from two perspectives — the work-household duality and workforce-organization duality. Using a multi-method approach shows a complex picture, especially with regard to stress and workload intensity.
Este artigo, baseado numa investigação qualitativa, dá conta da divisão da provisão de cuidados sociais a pessoas idosas entre cuidadores familiares e cuidadores não familiares. A partir de um modelo concetual que evita as dicotomias usadas pela investigação já realizada sobre este tema, os dados recolhidos e analisados revelam complexidades e hibridismos na divisão dos cuidados, bem como desigualdades de classe social e de género. Para além disto, os cuidadores familiares entrevistados elegem a combinação de cuidados familiares com apoio domiciliário “amigo do cuidador familiar” (cujas intervenções possam ir até oito ou mais horas por dia) como a forma preferida/ideal de divisão dos cuidados. A relevância destes resultados, não só do ponto de vista sociológico, mas também dos pontos de vista das práticas profissionais e da...
How children represent the neighbourhoods where they live? This was the starting point of the first phase of a wider research focused on the analysis of children’s lives and socialization in six public housing neighbourhoods in the Lisbon MetropolitanArea, in particular about their involvement in violence and delinquency, which main results are presented in this article. In conjunction with qualitative methodologies, includingvisual techniques, disorders, violence and crime emerged as structural axes in children’s socialization in this context. The normalization of violence, here briefly discussed from the children’s points of view, serves to build their skills, structuring their present relations with peers and adults, and simultaneously helps and (re)constructs a permanent social dissatisfaction and reinforces stigmatization.
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