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A perspectiva actual de ensino das ciências, contextualizada e centrada em questões problema que se constituem como fio condutor das actividades e tarefas propostas, é particularmente relevante para ultrapassar ideias não científicas ou incompletas, dos alunos, ao mesmo tempo que incentiva o estabelecimento de conexões do saber escolar com o quotidiano. Centrando-nos neste quadro, concebemos uma sequência didáctica que foi implementada numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico para tratar a “massa”, que é, com frequência, confundida com peso, se não mesmo ignorada a sua existência como grandeza física. Consideramos tratar-se de uma proposta inovadora dando oportunidade aos alunos para adquirirem um melhor nível de aprendizagens. Ao mesmo tempo, aprofundámos a convicção de que uma formação em que o professor se sinta investigador da sua p...
A comunicação apresentará os pressupostos e desenho de uma investigação que se está a implementar sobre o ensino da Química em Angola. Tendo em conta a trajectória histórica no ensino da Química onde se revelam várias debilidades e cuja solução, cremos com base na investigação existente, passa pela qualificação do professor nas suas práticas de ensino que se reflectem directamente nas aprendizagens por parte dos alunos, estamos a levar a efeito um estudo com os seguintes objectivos; a) identificar o tipo de conhecimento pedagógico mais associado à promoção da qualidade do ensino da disciplina de química da 7ª classe; b) caracterizar as concepções sobre a disciplina e a sua aprendizagem, as opções de planeamento e acção de ensino que caracterizam o conhecimento pedagógico do conteúdo dos professores de química na 7ª classe das escolas d...
Propõe-se uma reflexão sobre a integração da história da matemática em aulas de matemática da escolaridade básica através de problemas matemáticos de carácter recreativo ou de aplicação a situações do quotidiano social passado. Discute-se, em particular, o contributo que tais problemas podem representar para a concretização de um ensino da matemática que atenda à necessidade de promover o “desenvolvimento de atitudes positivas face à matemática e a capacidade de apreciar esta ciência”, nomeadamente desenvolvendo nos alunos a “compreensão da Matemática como elemento da cultura humana” e a “capacidade de reconhecer e valorizar o papel da Matemática nos vários sectores da vida social” (ME, 2007, p. 3). Toma-se como ponto de partida a descrição de um estudo desenvolvido no âmbito da formação inicial de professores para os primeiros anos de...
A investigação na área dos estudos urbanos em Portugal permitiu conhecer as características principais que definem esses espaços. Falta, no entanto, uma análise evolutiva de longa duração do processo, relacionando-o com as alterações verificadas em termos das suas características físicas e de funcionalidade. Desde a segunda metade do século XIX o crescimento demográfico português é sobretudo urbano. A partir dos anos 60 acentua-se o processo de urbanização nacional, sobretudo através do alargamento das áreas de influência das cidades de Lisboa e Porto e o consequente desenvolvimento das suas áreas metropolitanas. A partir daí dá-se uma alteração nas formas de utilização do espaço urbano. As cidades perdem residentes nas zonas centrais e núcleos históricos. O estudo termina com a apresentação do ranking das cidades portuguesas em termos...
Cada vez mais se tem verificado que as instituições de ensino/formação têm aderido às plataformas de e-learning como forma de proporcionarem novas formas de ensino e de aprendizagem para os seus alunos. Mais recentemente, o e-learning tem sofrido algumas reformulações, tirando partido essencialmente das suas vantagens e potencialidades, para uma «variante» designada por blended-learning (b-learning). Tendo em consideração alguns resultados de investigação e a partir de opiniões fundamentadas de especialistas nesta área, o b-learning parece conseguir incrementar as funcionalidades de um ensino a distância suportado pelas tecnologias digitais dado que torna possível uma «abordagem ecológica» e, como tal, mais rica, mais flexível, mais adaptada e mais adequada ao processo de ensino e de aprendizagem. Neste sentido, pretende-se proceder a ...
O Projecto Ruraltech - Rede Europeia para a Promoção das Novas Tecnologias em Territórios Rurais está profusamente descrito e fundamentado nas páginas deste livro. Para lá das palavras que perpetuam os acontecimentos, só a História nos dirá quais os efeitos perduráveis duma iniciativa que se esforçou por suavizar a iliteracia digital a que se viram condenadas as populações rurais, a qual representa um dos principais obstáculos à promoção da igualdade de oportunidades entre os espaços urbanos e os espaços rurais e, dentro destes, entre os que já se conseguiram incorporar nas redes de comunicação e informação e os que foram deixados à margem da sociedade do conhecimento.
O autor expõe o momento actual da investigação do megalitismo na Beira Baixa, apresentando um breve historial sobre a mesma, apontando as principais deficiências existentes. Revela o número de dólmens existentes nesta província e qual a sua localização por concelhos. No respeitante ao monumento da Urgueira, disserta sobre a sua descoberta, escavação e espólio exumado. Dos materiais existentes contam-se três machados de pedra polida e quatro fragmentos de vasos, um dos quais quase completo. Das conclusões há a ressaltar o facto de estarmos perante uma escavação exemplar para os inícios do século XX, da autoria de Tavares Proença. Os materiais poderão ser datáveis dos inícios do IV milénio a.C., com todas as reservas possíveis, dado não haver elementos para se obter uma datação absoluta ou relativa.
O objectivo geral deste estudo é apresentar uma análise empírica das características e motivações dos empresários. Esta investigação foi baseada num questionário administrado por entrevista presencial a 83 fundadores de pequenos negócios comerciais localizados na cidade da Guarda (Portugal). Após verificação, foram seleccionados 80 questionários para análise dos resultados. Na primeira parte foi feita uma análise descritiva das características das empresas e do negócio. Na segunda parte foi elaborada uma descrição e análise das características pessoais, actividade profissional e das motivações do fundador para iniciar o seu negócio (análise factorial), sendo identificados cinco factores motivacionais. Na terceira parte, foram determinadas as diferenças entre os fundadores de Pequenas-Empresas Comerciais (PECs) e os fundadores de Mic...
O objectivo deste estudo é o de investigar a intenção empreendedora. Tendo em conta a revisão bibliográfica, foi desenvolvido um modelo sobre as características pessoais dos empresários, fundamentado na teoria sobre o entrepreneurship. O modelo de investigação inclui os seguintes elementos: antecedentes pessoais, conhecimentos empresariais, motivações empreendedoras, auto-eficácia empreendedora e envolvente institucional. No capítulo sobre as conclusões deste estudo são apresentadas as implicações teóricas e práticas, assim como as limitações e sugestões para futuras investigações.
The work presented in this paper aims at exploring new ways of integrating, visualizing and interacting with geotechnical and geophysical data that may be more rich and interactive than those offered by most current Geographic Information Systems (GIS). Some visualization techniques enabling simultaneous visualization of the several data types available in our case study are proposed. Moreover, methods were developed to guide experts while defining layers and other relevant geological structures. The work is still in an early stage and is main goal has been assessing the validity and adequacy of the proposed techniques to the specific geotechnical and geophysical data under consideration.
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