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A internet tem expandido de forma exponencial não somente em número de utilizadores, mas também em diversidade de interacções, que acarretam uma maior produção de conteúdos e informações diversificadas. por exemplo, o facebook em 2010 encerrou o ano com mais de 400 milhões de utilizadores activos e com mais de 5 bilhões de pedaços de conteúdos (fotos, comentários, vídeos, links web etc.). todas essas pessoas interligadas têm poderes de influenciar e de serem influenciadas, para o bem e para o mal, que nunca foi disponível antes na história da humanidade. ...
A sociedade atual trouxe novos desafios exigências à educação. Um deles prende-se com a evolução e funções das Tecnologias da informação e Comunicação – TIC e a sua utilização educativa, particularmente como contexto de formação e de investigação educativa.
O YouTube é uma plataforma Web 2.0 de partilha e distribuição de vídeos, amplamente utilizada por estudantes e universidades. Este artigo analisa os canais do YouTube de três académicos - Dave Cormier, Wendy Drexler e Michael Wesch - cujos interesses de investigação se encontram ligados à utilização da tecnologia na aprendizagem. O foco desta análise consiste numa amostra de  vídeos categorizados como “educação”, publicados nos canais do YouTube dos académicos, os quais foram carregados para o canal pelo próprio autor. Os dados que foram recolhidos da...
Com a crescente utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na recolha de informação para realizar trabalhos académicos, estudos (Weiler, 2005; Matusiak, 2006; Head, 2007; Eisenberg, 2008; Rempel & Davidson, 2008) indicam que os estudantes do ensino superior não possuem as competências necessárias neste domínio. Apesar dos estudantes manifestarem competências tecnológicas, estas não são aplicadas quando se trata da pesquisa, seleção e tratamento de informação. Neste trabalho é analisado um conjunto de vídeos publicados no YouTube sobre Literacia da Informação. Os procedimentos metodológicos para a recolha de dados caracterizaram-se pela defini&...
A questão de investigação é o primeiro e vital passo do processo de investigação. Para Lewis & Pamela (1987) uma questão de investigação é aquela que explicita precisamente a área de investigação. Para enfatizar, consideramos que a questão é, ou as questões de investigação são a “metade do trabalho” de um cientista. Um cientista é aquele que sabe formular questões interessantes e profundas sobre sua área de trabalho e estabelecer relações com outras áreas e com o mundo. As questões de investigação são os guias que orientam o tipo de informação necessária, como a recolha de informação de...
A disseminação da internet e, particularmente, das ferramentas de comunicação da Web 2.0,  veio reforçar a criação de comunidades baseadas na partilha e na produção de conteúdos. A plataforma YouTube™ é um exemplo claro de partilha que mobiliza comunidades com interesses comuns. Os conteúdos produzidos pelos utilizadores, aí disponibilizados, constituem dados com grande potencial no campo da investigação. É neste contexto que se situa o presente estudo, o qual visa aferir as potencialidades do iPad® no âmbito das Necessidades Educativas Especiais, tendo por base o corpus latente existente na plataforma YouTube™.  As opções metodológicas sustentam-se num paradigma qualitati...
 O Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) visava a formação dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico para o ensino do Português e pretendia contribuir para o aprofundamento de conhecimentos científicos e didáticos nesta área. Este programa permitiu a realização de experiências de desenvolvimento curricular, a reflexão sobre as metodologias e as estratégias utilizadas, bem como a criação de dinâmicas de trabalho entre docentes, com vista a um investimento continuado no ensino da língua. O programa não contemplava a divulgação de práticas de sala de aula através de blogues. Contudo, durante os três anos de implementação, surgiram inúmeros bl...
 Considerando  os  novos  moldes  de  aprendizagem  mediados  pelas  novas  tecnologias,  dois  cenários surgem  com  forte  potencial  para  a  aprendizagem  informal:  os  tutoriais  online  e  os  fóruns  de  discussão.  O  presente trabalho  procura  comparar  a  informação  neles  contida  através  de  uma  análise  documental  qualitativa  do  conteúdo apresentado em exemplos de tutoriais e fóruns da plataforma  Pixel2Life Studios Inc. ©. Assim se analisou o tipo de relação existente entre os dois tipos de conteúdo e se obtive...
Partindo da análise de alguns blogues distinguidos em 2009 com o prémio edublogawards, no presente artigo procura-se compreender algumas das dinâmicas subjacentes a estes blogues, identificando-se as suas principais características e apontando alguns dos factores que estão na base da sua longevidade. Desenvolvendo uma análise correlacional e longitudinal, que permitiu comparar o primeiro trimestre de 2009 e 2011, seguiu-se uma abordagem mista que permitiu não só estudar o número de posts e comentários feitos neste período, mas também proceder a uma análise do seu conteúdo. A reflexão em torno dos dados obtidos permitiu encontrar padrões de regularidade e factores, sendo ainda apontados indícios para futuras investiga&cc...
  A  ferramenta  online  de  micro-blogging  Twitter  consiste  essencialmente  numa  plataforma  de  comunicação rápida,  que  permite  aos  seus  utilizadores  receber  instantaneamente  pequenas  actualizações  textuais  por  parte  da  sua comunidade. À semelhança do que aconteceu com os blogs nos últimos anos, os micro-blogs estão a ser alvo de adopção em massa por parte da imprensa noticiosa, seja qual for o seu meio de difusão original. O Twitter é a ferramenta favorita para este fenómeno, que possui o seu próprio modelo e metodologia de interacção, diferindo dos blogs convencionais. ...
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