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As organizações são sistemas vivos e dinâmicos. Compreender a sua dinâmica interna e os seus subsistemas, através do estudo do Indivíduo, do Grupo e da Organização, constitui uma ferramenta essencial nos dias de hoje. Este livro tem esta premissa como fundamento, procurando não só focar temáticas que são a base estruturante da área da psicossociologia do trabalho e das organizações, como também destacar assuntos que têm vindo a emergir na agenda científica. Assim, além de oferecer conhecimentos básicos, pretende promover reflexões mais aprofundadas acerca das matérias
As equipas nas organizações não constituem uma panaceia para todos os seus problemas dado que algumas equipas são mais eficazes que outras. O que distingue então estas equipas? Mais do que conhecimentos técnicos, as equipas necessitam de possuir competências transversais que lhes permitam ter a adaptabilidade necessária a um contexto em mudança. Devido à escassez de estudos empíricos que relacionem as competências de equipa à eficácia da equipa, esta dissertação propõe um modelo para estudo. Adicionalmente, objectiva realizar o primeiro passo no estudo deste modelo ao validar empiricamente o modelo de competências de equipa proposto pela literatura mais recente. É testado se as competências de equipa possuem três componentes – Atitudes, Comportamentos e Cognições. Neste estudo participaram 1887 indivíduos, pertencentes a 630 equipas de...
Teams in organizations are not a panacea for all their problems because some teams are more effective than others. What distinguishes these teams then? More than technical expertise, the teams need to possess soft skills to enable them to have the necessary adaptability to a changing environment. Due to the scarcity of empirical studies that relate team competencies and team effectiveness, this thesis proposes a model for study. Additionally, we intent to perform the first step in studying this model by empirically validate the model proposed by the most recent literature of team competencies. It is tested if the team competencies have three components - Attitudes, Behaviors and Cognitions. This study involved 1887 individuals from 630 teams in a management competition, having responded to two questionnaires. The measures in ...
Teams are central in organizations, for this purpose organizational research aims to make a distinction between what makes teams effective or not. The main innovation of this study was the aggregation of diversity and shared temporal cognitions research. Specifically we intended to perceive if pro-diversity beliefs and shared temporal cognitions moderated the relation between objective and subjective diversity and team effectiveness. In the present study, we collected data from 237 participants of the Global Management Challenge®. Data was accessed electronically since challenge only occurs virtually. Results revealed that, diversity beliefs and shared temporal cognition did not moderated the relationship between diversity and team effectiveness. Although, results showed that members in teams whose cognitions about time management ar...
O presente estudo visa compreender o papel do bem-estar subjectivo no desempenho das equipas ao longo do tempo. Neste sentido é apresentado um modelo baseado na lógica input-processo-output circular, que apresenta as emoções como característica input e como um resultado, captando assim a perspectiva temporal amplamente negligenciada na literatura (Marks, Mathieu & Zaccaro, 2001). O bem-estar subjectivo como um fenómeno colectivo, passível de ter significado a nível das equipas, é reconceptualizado e fundamentado teoricamente na literatura do contágio emocional e metodologicamente no modelo de composição de consenso directo como forma de guiar o desenvolvimento e validação do constructo proposto (Chan, 1998). Foram utilizadas 50 equipas em contexto de competição. Os resultados corroboraram a existência de contágio emocional positivo, te...
The present study focuses on the role of subjective well-being, regarding teams’ performances during a period of time. In this sense, it is presented a theoretical model supported by a circular input-process-output logic, that embrace emotions as input characteristic and output, which enables to enthral a temporal perspective widely neglect in literature (Marks, Mathieu & Zaccaro, 2001). Subjective well-being is presented as a collective phenomenon with meaning at team level, theoretically supported by emotional contagion literature and methodologically by the direct consensus composition model as a way to guide the development and validation of the proposed construct (Chan, 1998). Fifty teams were measured in a competition context. The results supported the existence of positive emotional contagion. Both performance and emotional con...
O interesse pela utilização das equipas em contexto organizacional conduziu a um aumento da investigação sobre os factores que contribuem para a sua eficácia. Vários autores têm procurado identificar os preditores da eficácia do trabalho em equipa, clarificando as razões pelas quais algumas equipas são mais eficazes do que outras. Os modelos mais recentes apontam para a importância que a liderança das equipas pode ter nestes processos. Contudo, apesar da existência de algumas propostas teóricas, o número de estudos empíricos que investigam directamente o processo de liderança de equipas é ainda reduzido. O presente estudo visa identificar as funções de liderança de equipas que promovem a eficácia do trabalho em equipa tendo como referente a gestão de topo das PME nacionais. Procuramos igualmente investigar em que medida existem diferen...
The purpose of this study is to contribute to research on the effectiveness of team, investigating the impact of members’ expectations about the team performance they belong to, considering the mediating role of collective efficacy, to promote team performance and satisfaction. Existing already diverse empirical research on the importance of collective efficacy as a predictor of efficacy, this study aims to contribute to a better understanding of its effect in the role of mediator, in IMOI (Input-Mediator-Output-Input) model of team effectiveness, having performance expectations as an important input in the process. Data to this correlational study was obtained from 175 teams (799 individuals) who participated on a strategy and management competition, Global Management Challenge. A simulation of business life were teams are responsibl...
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