Type

Database

Creator

Date

Thumbnail

Search results

28 records were found.

O texto analisa a relação existente entre a construção identitária e a mudança em curso nos espaços rurais. Justifica-se o abandono dos jovens de um espaço rural- Cachopopelas socializações crescentes nos espaços urbanos. Conclui-se que o contacto continuado com os espaços urbanos conduz a uma multiplicidade de referências identitárias onde o modelo de desenvolvimento que é preconizado nestes espaços é aquele que mais seduz os jovens ao nível dos seus projectos de vida.
O texto analisa a relação existente entre a construção identitária e a mudança em curso nos espaços rurais. Justifica-se o abandono dos jovens de um espaço rural- Cachopopelas socializações crescentes nos espaços urbanos. Conclui-se que o contacto continuado com os espaços urbanos conduz a uma multiplicidade de referências identitárias onde o modelo de desenvolvimento que é preconizado nestes espaços é aquele que mais seduz os jovens ao nível dos seus projectos de vida.
O documento que aqui apresentamos, intitulado "Estudos de Caso - Dinâmicas de Mudança", tem como intenção divulgar projetos e casos que apresentam resultados positivos no sentido da mudança para o progresso da Região. Baseia-se na lógica da exemplaridade e não na lógica da representatividade.
O presente relatório insere-se num conjunto de estudos realizados em Portugal sobre a realidade da imigração. Neste caso, o trabalho incide sobre a população imigrante do concelho e São Brás de Alportel.
O "Relatório 0" deu início ao processo de monitorização Estratégica da RLVT, constituindo um diagnóstico de partida que serve de referencial para a avaliação a desenvolver. O "Relatório I", editado um ano depois, e entendido como um "tableau de bord", dá conta das evoluções registadas na Região no período seguinte (2000-2001), e agora o "Relatório II", que aqui apresentamos, segue a lógica dos anteriores, no sentido em que se baseia num levantamento estatístico dos indicadores que sustentam as principais dimensões de análise selecionadas em cada um dos domínios de monitorização então definidos - Território, Pessoas e Organizações, para o período 2001-2002.
O projeto "Gestão Estratégica da RLVT", implementado pela Comissão de Coordenação da Região de Lisboa e Vale do Tejo, constituti uma experiência inovadora no campo da aplicação prática da monitorização da gestão estratégica de uma região. Com uma forte articulação entre a equipa de gestão do Plano Operacional da RLVT e uma equipa externa de peritos de diferentes domínios, foi possível, ao longo de um ano de trabalho, elaborar e editar dois documentos de grande importância para a Região: o "Guia para a Gestão Estratégica da RLVT" e o presente "Relatório 0".
O documento apresenta os principais elementos de estratégia para a região de Lisboa até 2020. São identificados os principais cenários de desenvolvimento e visão, seguidos da definição dos eixos estratégicos e programas estruturantes para o desenvolvimento da região de Lisboa.
O projecto “Gestão Estratégica da RLVT”, desenvolvido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, constitui uma experiência inovadora no campo da aplicação prática da monitorização da gestão estratégica de uma região. Estes seis anos de trabalho e de vida do projecto, com a edição de vários documentos e relatórios que em muito têm servido para melhorar os processos de decisão, a definição de estratégias e de prioridades para o desenvolvimento da nossa Região – contribuíram decisivamente para uma nova fase de reflexão e de apoio à elaboração da “Estratégia Regional, Lisboa 2020” e ao Programa Operacional Regional de Lisboa (2007-2013). O “Relatório 4”, que segue a lógica dos anteriores (Relatório 0, 1, 2 e 3), e se baseia na actualização estatística dos indicadores que sustentam as princip...
O projecto “Gestão Estratégica da RLVT”, desenvolvido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, constitui uma experiência inovadora no campo da aplicação prática da monitorização da gestão estratégica de uma região. Estes seis anos de trabalho e de vida do projecto, com a edição de vários documentos e relatórios que em muito têm servido para melhorar os processos de decisão, a definição de estratégias e de prioridades para o desenvolvimento da nossa Região – contribuíram decisivamente para uma nova fase de reflexão e de apoio à elaboração da “Estratégia Regional, Lisboa 2020” e ao Programa Operacional Regional de Lisboa (2007-2013). O “Relatório 3”, que segue a lógica dos anteriores (Relatório 0, 1 e 2), e se baseia na actualização estatística dos indicadores que sustentam as principa...
O projecto “Gestão Estratégica da RLVT”, implementado pela Comissão de Coordenação da Região de Lisboa e Vale do Tejo, constitui uma experiência inovadora no campo da aplicação prática da monitorização da gestão estratégica de uma região. Com dois documentos de relevo para a Região já editados, o “Guia para a Gestão Estratégica da RLVT” e o “Relatório 0”, apresenta-se agora o “Relatório 1”. A estrutura do “Relatório 1” reproduz a lógica do anterior, encontrando-se organizado por domínios de monitorização (Território, Pessoas e Organizações).
Want to know more?If you want to know more about this cutting edge product, or schedule a demonstration on your own organisation, please feel free to contact us or read the available documentation at http://www.keep.pt/produtos/retrievo/?lang=en