Type

Database

Creator

Date

Thumbnail

Search results

42 records were found.

A sociedade contemporânea preconiza a igualdade e a paridade de todos os seres humanos, em todas as dimensões de vida, numa sociedade que se pretende inclusiva. O Estado - transformou-se. O poder de decisão e de regulação do Estado-nação, não está, nos dias de hoje, inteiramente, nas mãos das soberanias nacionais pois as instâncias supranacionais têm uma palavra a dizer. A globalização e a constituição de organismos internacionais de interesse comum, por um lado, asseguram ao Estado mais garantias de segurança e estabilidade económica e financeira mas, por outro, cobram, a esse mesmo Estado, a cedência de parte da sua autoridade nacional. Já não é o Estado que decide sozinho que política(s), no caso em concreto de educação/formação, adoptar. A instância supranacional, na nossa realidade a União Europeia, assume como domínio de interven...
No segundo ano do Mestrado em Educação, área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos, para obtenção do grau de Mestre, é exigida a realização de um estágio profissionalizante numa entidade que se esteja ligada ao âmbito de estudos. Este relatório de estágio debruça-se sobre a temática da formação profissional da população no sentido do contributo que esta pode trazer para a qualificação escolar e profissional dos portugueses e para o reconhecimento de competências desenvolvidas no quotidiano. Integrado na formação ao longo da vida, o trabalho realizado contempla a perspectiva de que o indivíduo está em constante aprendizagem, embora em contextos diferenciados. Para a prática de acções de formação de qualidade, existe o sistema de acreditação de entidades formadoras que, mediante a apresentação de determinadas evidênc...
A investigação sobre as crianças de rua em Luanda: uma caracterização das suas expressões culturais pretende caraterizar as expressões culturais que as crianças de rua em Luanda usam no seu quotidiano. Através desta caracterização foi possível descobrir de que maneira elas usam e manifestam as suas expressões culturais, qual é a sua ligação com a cultura e a história da Angola, quais são as capacidades que as crianças mobilizam nas expressões e de que maneira as crianças se desenvolvem através destas expressões culturais, considerando a teoria de Howard Gardner sobre inteligências múltiplas. Esta investigação foi realizada com a participação das crianças de rua em Luanda, mais propriamente as crianças da casa Magone, que é um centro de acolhimento que faz parte da congregação católica Dom Bosco. Também participaram crianças que residem...
Este estudo inscreve-se no Mestrado em Ciências da Educação, na especialização em avaliação, abordando questões ligadas à avaliação institucional que constitui actualmente um tema dominante na realidade escolar. Inicialmente aprofundamos algumas questões relativas às mudanças ocorridas ao longo dos tempos na escola portuguesa, no sentido de mais facilmente se perceber o que mudou ao nível das políticas educacionais, na avaliação, nos modelos de gestão e na importância dada à imagem social da escola. Neste sentido foram abordadas questões que se prendem com o neoliberalismo e os quase-mercados em educação, no sentido de clarificar o ideal do neoliberalismo e o que se pretende com a aplicação dos quase-mercados na educação. Foram tratados os temas da avaliação interna e externa, no sentido de se aprofundar o que se pretende com cada uma ...
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa que realizámos por meio de entrevistas semiestruturadas feitas a 36 educandos de dois centros de alfabetização e educação de adultos de Nampula. Para além da entrevista, efetuámos observação não-participante do processo da alfabetização nos mesmos centros. Complementámos esse trabalho empírico com uma pesquisa documental sobre a alfabetização e educação de adultos em Moçambique. Com o objetivo de compreender a relação entre a intencionalidade educativa do processo da alfabetização e educação de adultos e as aspirações dos educandos, assentámos o suporte teórico do estudo na abordagem da história e teoria geral da educação de adultos contextualizada na realidade sociocultural moçambicana. Depois da análise dos dados obtidos, os resultados do estudo revelaram-nos a e...
A dissertação de mestrado que aqui se apresenta centra-se na temática da hierarquia, poder e decisão no contexto da Administração Universitária na Universidade Nacional de Timor Lorosa’e - UNTL, universidade pública implantada em Díli. A questão da hierarquia, poder e decisão na administração da UNTL diz respeito ao modo como decorre a administração e gestão universitária nesta instituição. Esta questão poderá ter repercussões na gestão do ensino superior. Assim, com esta investigação, pretende-se captar, conhecer e analisar as representações dos professores desta universidade sobre o ethos institucional, as tensões, os desafios e as contradições inerentes a uma agenda internacional de modernização assumida por esta universidade bem como sobre o tipo de liderança, a função dos líderes e os modos de tomada de decisão. Este estudo, centr...
O Processo de Bolonha levou a uma reorganização curricular e pedagógica dos processos de formação e de avaliação. Assiste-se a mudanças significativas nos modos de ensinar, aprender e avaliar, conduzindo à reconfiguração do papel do docente e do estudante. A literatura sobre esta temática destaca a importância dos processos de formação e de avaliação que devem ser encarados numa perspetiva integrada, numa lógica de continuidade. Este Relatório de Estágio pretende relatar uma investigação sobre a avaliação da formação no ensino superior. O objetivo geral é descrever, analisar e interpretar práticas de formação e de avaliação, desenvolvidas em dois cursos na Universidade do Minho. O público-alvo da investigação foi constituído por docentes e estudantes do ensino superior, que lecionavam e frequentavam o 3º ano, do 1º ciclo de estudos, no...
Este trabalho centra-se no estudo da formação contínua de professores, tendo como principais objetivos: a) contribuir para a compreensão da problemática da formação para a cidadania à luz do paradigma da educação de adultos e aprendizagem ao longo da vida, b) clarificar a pertinência da formação enquanto conceito e proposta de educação e formação de adultos e, c) fornecer pistas para o desenvolvimento de políticas, dinâmicas e processos de formação docente no contexto da cidadania. Tendo em conta as fontes teóricas, autores e correntes disponíveis, foi desenvolvida uma abordagem multidisciplinar para procurar compreender a formação docente a partir dos enquadramentos teóricos e concetuais existentes. Da mesma forma, este trabalho procura enquadrar a formação docente nos vários contextos institucionais ao nível nacional, a administração...
Esta tese aborda a avaliação institucional na Universidade Agostinho Neto (UAN), de Angola, enquanto prática emergente, convocando teorias de análise organizacional cujos pressupostos permitiram descortinar os seus contornos, perceber as suas lógicas e significados. O trabalho foi construído com base numa hermenêutica sustentada nas perceções que os atores conferem às suas práticas, sob lentes direcionadas para a captação das facetas burocrática, política e institucional da avaliação. Este quadro teórico de análise induziu reflexões sobre a natureza do processo avaliativo, suas finalidades e âmbito, bem como as interações dos seus atores e os seus efeitos na ação organizacional. Os argumentos procuram problematizar as lógicas subjacentes às práticas avaliativas e às tendências da avaliação que é encarada como um processo que se deixa p...
O presente trabalho de pesquisa intitulado “Administração do Sistema Educativo e a Organização das Escolas em Moçambique no Período Pós-Independência (1975-1999): Descentralização ou Recentralização?” aborda uma realidade educativa sob o primado da democracia participativa e sua influência na evolução das políticas educativas, das concepções e das práticas de administração e gestão da educação nos períodos da administração pública, em regime monopartidário e o do multipartidarismo. Na intenção de desvelar o sistema educativo e compreender as suas configurações, convocámos duas dimensões organizacionais no âmbito da teoria das organizações, nomeadamente, o modelo burocrático, baseado em critérios universais e cegos e o modelo político, baseado no conflito e nas disputas pelo poder. A utilização dos dois modelos ajudou-nos a conhecer as ...
Want to know more?If you want to know more about this cutting edge product, or schedule a demonstration on your own organisation, please feel free to contact us or read the available documentation at http://www.keep.pt/produtos/retrievo/?lang=en