Type

Database

Creator

Date

Thumbnail

Search results

62 records were found.

Observando os pontos de contacto entre as poéticas de Miguel de Unamuno e Vergílio Ferreira, consideraremos a pertinência da definição de ironia trágica para a delimitação da problemática ficcional e existencial de ambos os autores, segundo a qual o Homem pressente a patética discordância entre o real em que se move e o ideal que projeta nas diversas experiências do mundo. As problemáticas artística e amorosa constituem, nessa moeda irónica, uma poética da esperança na revelação do encontro do Homem consigo mesmo, do seu caminhar da face real à face ideal que o mobiliza. Partindo do tanatológico como questionamento fundador, as obras de ambos os autores descobrem possibilidades aparentemente salvíficas, através daquilo a que chamamos a sensualização da experiência redentora e a apologia do homem sensível. Perante o absurdo da nadificaç...
Estudo das relações estabelecidas pela revista lisboeta Contemporânea, nos anos 20 do Século XX, com autores espanhóis do âmbito do Modernismo e da Vanguarda hispânica.
Estudo panorâmico sobre as relaçoes literárias e artísticas entre Espanha e Portugal entre a chegada do Simbolismo e a Guerra Civil espanhola.
Estudo sobre a presença das personagens de D. Quixote e Sancho Pança num poema manuscrito do Séc. XVII existente na Biblioteca Pública de Évora.
Estudo sobre os possíveis pontos de contacto entre as poéticas de Fernando pessoa e do poeta chileno Vicente Huidobro.
Relações Literárias e Artísticas entre Espanha e Portugal 1890-1936
Estudio sobre las relaciones del escritor y crítico español Enrique Díez-Canedo (1879-1944) con la literatura portuguesa y la publicación de la "pequeña antología de poetas portugueses" realizada por el autor español.
Estudo sobre as traduções de literatura portuguesa realizadas por Fernando Maristany em Espanha no início do século XX.
Want to know more?If you want to know more about this cutting edge product, or schedule a demonstration on your own organisation, please feel free to contact us or read the available documentation at http://www.keep.pt/produtos/retrievo/?lang=en