Type

Database

Creator

Date

Thumbnail

Search results

8 records were found.

Como entidade administrativa. 0 Município de Vieira do Minho recua ás suas origens à organização territorial do seculo XI, designando-se então Terra de Veeira. Mas a ocupação humana do actual territorio de Vieira do Minho recua à Pré-História Recente (cerca de 6 mil anos), conhecendo desde então sucessivas transformações. Os inúmeros sítios arqueológlcos e construções com valor arquitectónico que alberga no seu espaço, são testemunho da diversidade de pqisagens que se foram construindo até à actualidade. Com os percursos que a seguir se apresentam. pretende-se facultar aos visitantes uma incursão pelos diversos valores patrimoniais do município de Vieira do Minho, convidando-os a descobrir um territorio cheio de surpresas.
No âmbito do protocolo existente entre o município de Vieira do Minho e a Universidade do Minho, que tem por objecto o inventário do património arqueológico e arquitectónico do concelho, entendeu-se dar prioridade à elaboração de uma proposta de classificação do sítio arqueológico do Castro-Castelo de Vieira, por se considerar possuir um elevado valor científico, histórico e cultural e por encerrar um elevado potencial de valorização, sendo necessário assegurar a protecção administrativa e as condições jurídicas básicas para o desenvolvimento de um mais amplo projecto de estudo, valorização e divulgação.
A política de educação em Portugal tem sido revista e novos enquadramentos têm surgido nos últimos anos. O Processo de Bolonha representa uma iniciativa de reorganização do ensino superior, tendo em vista a sua racionalização e a promoção de igualdade de oportunidades no acesso. A questão que se levanta de imediato prende-se com os impactes destas opções no mercado de trabalho. A massificação do ensino superior provoca uma oferta abundante de mão-de-obra qualificada que deverá ser absorvida pelo tecido produtivo nacional. Esta pesquisa visa explorar as condições de trabalho dos jovens diplomados pós-Bolonha. Utilizando dados administrativos do Quadros de Pessoal, recolhida anualmente pelo Ministério da Segurança e da Solidariedade Social, procura-se testar as hipóteses da segmentação do mercado de trabalho. Neste modelo, as vantagens d...
O trabalho que aqui se apresenta é o culminar do projecto de 'Inventário do Património Arqueológico e Arquitectónico do Município de Vieira do Minho', projecto cuja execução foi cometida à Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, sob a responsabilidade dos signatários e ao abrigo de um protocolo específico celebrado entre o Município de Vieira do Minho e a Universidade do Minho. Ao longo de 3 anos, entre Janeiro de 2004 e Janeiro de 2007, percorreu-se o território de Vieira do Minho de lés-a-lés, desceram-se as margens dos seus rios e ribeiras, subiram-se as encostas dos seus montes e percorreram-se as cumeadas das suas serras, visitaram-se as igrejas e capelas de todas as freguesias , descobriram-se sítios arqueológicos inéditos e registaram-se centenas de espigueiros e de moinhos.
O caso de estudo aqui apresentado tem por base o inventário do património arqueológico e arquitectónico de Vieira do Minho, um projecto que envolveu a Universidade do Minho e o Município de Vieira do Minho, explorando as suas competências científicas, culturais e tecnológicas. Realizaram-se trabalhos de recolha e estudo da informação, tendo-se utilizado a tecnologia que se julgou mais adequada à gestão e divulgação dessa informação. Foi desenhado um sistema de informação capaz de gerir o exaustivo inventário de património identificado, promovendo a elaboração de memórias científicas, a gestão fundamentada do ordenamento do território, a elaboração de Cartas Arqueológicas e a definição de uma política patrimonial capaz de impulsionar o turismo cultural na região.
A intervenção a que este relatório se reporta teve como principais objectivos: a) registar e interpretar a estratigrafia do alçado poente da torre medieval; b) verificar a existência de vestígios arqueológicos no subsolo; c) avaliar as condicionantes do projecto de arquitectura previsto para este local.
Want to know more?If you want to know more about this cutting edge product, or schedule a demonstration on your own organisation, please feel free to contact us or read the available documentation at http://www.keep.pt/produtos/retrievo/?lang=en