Type

Database

Creator

Date

Thumbnail

Search results

9 records were found.

A síndrome de hiperestímulo ovariano (SHO) pode ocorrer de forma espontânea na gestação ou durante indução da ovulação para fertilização in vitro. Com o objetivo de identificar fatores clínicos e hormonais de risco para a SHO iatrogênica e analisar o papel das variantes alélicas do FSHR na sua etiologia, estudamos 29 pacientes com SHO iatrogênica moderada e grave. Idade < 33,5 anos, FSH basal < 5,2 UI/L e resposta de estradiol > 1757 pg/mL durante a estimulação ovariana atuaram como preditores independentes do risco de desenvolvimento da SHO iatrogênica, sendo a associação dos três fatores capaz de predizer a síndrome com acurácia de 78%. Não foram encontradas mutações nas 29 pacientes com SHO iatrogênica. Entretanto, o alelo Asn680 do polimorfismo Ser680Asn se associou às formas mais graves da SHO iatrogênica
Resumo - Vivemos numa época caracterizada pela globalização e pelas migrações internacionais em que as sociedades se caracterizam como multiculturais. Com esta mobilização de diferentes grupos étnico-culturais há relações que se estabelecem entre os autóctones e os migrantes que são factor de enriquecimento mútuo, mas que também podem originar sentimentos de intolerância, discriminação, preconceito, racismo, xenofobia e nacionalismo que fomentam a exclusão social destes indivíduos. Este trabalho de investigação procura evidenciar o papel da escola na promoção de valores de tolerância, solidariedade, cooperação e respeito pela diferença, procurando contribuir para a existência de justiça social. Pretendemos sensibilizar para a promoção da educação inter/multicultural na escola, em que defendemos que o professor necessita de reconhecer e...
In this paper we present a pedagogical experience with 9th grade Portuguese students attending an eLearning Programme of the European Union named eTwinning Project. The main goal of this EU project is to create a network of collaborative work between European schools, involving all school levels in the development of common projects through the use of Information and Communication Technologies, specially the Internet. The eTwinning Project we present in this pap er was named Crossing the Borders and engaged a Portuguese school in Braga, Portugal and a similar school in the Czech Republic during the school year of 2006/2007. The implementation of an innovative and motivating strategy was at the basis of the project. It should promote not only a broad range of ICT skills, but also the students’ moral and social development. In this paper...
Este estudo pretende o apresentar o Projecto Vídeo: Internet Segura. A actividade integrou-se no currículo da disciplina de ITIC -Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação - dos 9º anos de escolaridade, que foi introduzida no Currículo Nacional Português pelo Decreto-Lei n.º209/2002 de 17 de Outubro e que está em funcionamento desde o ano lectivo de 2004/2005. O projecto consistiu na implementação de uma estratégia baseada no contexto da Segurança da Internet que permitiu o desenvolvimento de competências instrumentais de edição e publicação online de vídeos construídos pelos alunos.
O projecto Crossing the Borders que vimos apresentar nesta comunicação consistiu na geminação electrónica entre uma escola portuguesa e uma congénere da República Checa, desenvolveu-se ao longo do ano lectivo 2006/2007 e envolveu 72 adolescentes do mesmo nível de escolaridade (9º ano). Através da implementação de estratégias inovadoras em que as TIC funcionaram como meios facilitadores da comunicação e da interacção entre os intervenientes, procurou-se que os alunos envolvidos desenvolvessem um leque amplo de competências transversais ao currículo, em particular no que concerne a Educação Cívica e ao desenvolvimento de uma verdadeira cidadania europeia. A experiência foi avaliada pelos alunos e pelas docentes envolvidas no projecto. Para os alunos, os resultados atestam o enorme interesse e motivação que a experiência suscitou expresso...
Nesta comunicação vimos apresentar a Webquest “Aventura na Ilha Terceira” que foi concebida com o intuito de utilizar uma estratégia baseada na informação existente na World Wide Web e permitir aos alunos a exploração e o desenvolvimento de competências instrumentais na aplicação PowerPoint, unidade curricular obrigatória da disciplina de ITIC - Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação - do 9º ano de escolaridade e que foi introduzida no Currículo Nacional Português pelo Decreto-Lei n.º209/2002 de 17 de Outubro, estando em funcionamento desde o ano lectivo de 2004/2005.
Resumo da tese:A nutrição inadequada é uma das principais causas de mortalidade, sobretudo nos países desenvolvidos, mas, entre todas as determinantes comportamentais, é a mais modificável. A avaliação nutricional é fundamental para que se possam estudar padrões alimentares de consumo e suas implicações na saúde. Assim será ainda possível adequar a prática quotidiana ao recomendado pela Roda dos Alimentos. Objectivo: Avaliar a ingestão de alimentos, segundo as recomendações da Roda dos Alimentos. População: Os questionários foram aplicados a 147 utentes da consulta de nutrição do CSL. Métodos: Foi aplicado um questionário através de entrevista presencial, que permitiu recolher dados pessoais, sócio-económicos, antropométricos, de actividade física e de ingestão habitual de alimentos presentes na Roda dos Alimentos Portuguesa. Após a re...
Este Relatório, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Superior de Bragança, constitui o resultado da Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico. Acreditamos que a motivação é responsável pelo sucesso dos alunos, fornecendo-lhes as ferramentas necessárias para ultrapassar dificuldades de aprendizagem e permitindo-lhes criar uma atitude positiva em relação a esta, especialmente no que respeita às línguas estrangeiras. Assim, o presente Relatório tem por objectivo dar a conhecer estratégias e actividades implementadas nas aulas de estágio e sugerir outras que, fundamentadas pelas teorias da motivação e pelos documentos legais que orientam o ensino das línguas estrangeiras em Portugal, promovam e potenciem a motivação dos alunos.This report, presented to the Sc...
Want to know more?If you want to know more about this cutting edge product, or schedule a demonstration on your own organisation, please feel free to contact us or read the available documentation at http://www.keep.pt/produtos/retrievo/?lang=en