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Em 2010, foi definida uma nova política de combate à pobreza e à exclusão na União Europeia assente na Estratégia Europa 2020. Neste contexto, o Eurostat definiu três indicadores para medir o fenómeno da exclusão social: 1) número de pessoas em risco de pobreza; 2) número de pessoas em situação de privação material; 3) número de pessoas entre 0-59 anos que vivem em agregados familiares cuja intensidade laboral per capita é muito reduzida. Este trabalho é suportado por um estudo de caso e pretende aferir se os indicadores de privação material definidos pelo Eurostat se adequam à realidade dos portugueses que vivem actualmente em situação de pobreza.
Nas últimas décadas, a gestão dos recursos hídricos tornou-se um elemento central no desenvolvimento devido às suas progressivas escassez e degradação da qualidade. Como esperado, tal é particularmente sensível nos países em desenvolvimento, onde se encontra o maior número de pessoas sem acesso a água potável. Neste trabalho procuramos realçar a importância da consideração de factores culturais e sociais na gestão dos recursos hídricos, de forma a se poder atingir uma melhor eficiência na implementação de projectos de melhoria das condições de abastecimento de água. Assim sendo, optámos por nos centrar na análise da sociedade indiana enquanto exemplo de um contexto socio-cultural particularmente complexo no que concerne à gestão da água. Na Índia predominam ainda grandes níveis de desigualdade social, em grande parte devidos ao sistema...
Este artigo procede a uma apresentação do fenómeno condomínios fechados, seguindo uma linha interpretativa e analítica específica e recorrendo a uma ilustração particular - a caso da Área Metropolitana de Lisboa. Propomos uma interpretação do fenómeno, analisamos as suas principais dimensões variáveis, a sua história e a sua expressão.
O presente trabalho teve como propósito fazer um estudo longitudinal do auto-conceito, da auto-estima e da atribuição causal em crianças e adolescentes de um serviço de apoio psico-pedagógico. Se a motivação é essencial para a dinâmica de qualquer indivíduo, ainda é mais necessária em crianças e adolescentes que necessitam de mu apoio psico-pedagógico. Ora, estritamente ligados à motivação estão o auto-conceito, a auto-estima e a atribuição causal. Qualquer um destes aspectos tem um peso nuclear no desenvolvimento da personalidade e vai ser mediador das relações entre o sujeito e o meio. Dentre os muitos factores que influenciam a formação do Self, há um que não pode ser esquecido durante o desenvolvimento de um indivíduo: o modo como o sujeito sente que os outros significativos - e muito concretamente os pais - o percepcionam. Deste m...
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