Type

Database

Creator

Date

Thumbnail

Search results

87 records were found.

Apresentação dos trabalhos arqueológicos realizados no concelho de Mora nas últimas décadas (escavações e prospecções) incluindo-se também os dados anteriormente registados por outros investigadores
Apresentação dos sítios arqueológicos conhecidos no concelho de Mora
O volume reúne as diversas comunicações apresentadas às IIIas Jornadas de Arqueologia do Alto Alentejo. Incluem-se as gravações respeitantes a três mesas-redondas e sete posters.
O aumento da participação de destinos tidos como “ecoturismo” no segmento turístico gerou expectativas em muitas regiões do planeta, especialmente nas que apresentam maiores carências a nível económico. A participação no circuito turístico sem precauções de sustentabilidade está na origem do avolumar de fragilidades nas restantes potencialidades naturais e sociais levando, mesmo, à adulteração da identidade local com prejuízo para os recursos aí existentes. A adesão de Cabo Verde ao circuito turístico, caracterizada pela consciência da potencialidade dos valores naturais, humana e tradicionais do país, necessita todavia, da implementação de políticas no contexto de um Ordenamento do sector do Turismo, com vista a atingir resultados sustentáveis em apoio à frágil situação económica das suas regiões. Neste contexto, a ilha de Santo Antão...
As escavações arqueológicas não terminam com o final da escavação, mas sim, após a análise dos contextos e do estudo dos materiais exumados. O objectivo desta dissertação é estudar um conjunto de materiais cerâmicos, do período islâmico, proveniente da escavação da Avenida 5 de Outubro, nº2 a 8, em Santarém. De forma a alcançar o objectivo proposto, foi necessário distinguir e analisar as formas, funções e tipologias do espólio cerâmico, abordar as técnicas de fabrico, nomeadamente as pastas, o tipo de cozedura e de modelação e as técnicas de acabamento, bem como analisar os tipos de decorações presentes no conjunto estudado. A aferição de uma cronologia para o conjunto foi obtida através da comparação com material proveniente de contextos próximos, nomeadamente das zonas de Lisboa e de Palmela, bem como os trabalhos que se têm vindo a...
O presente artigo pretende analisar e discutir duas leis de Avaliação de Impacte Ambiental de países, com percursos distintos nesta área, e em diferentes continentes, Europa e África. Para esta análise considerou-se, apenas, duas leis que versam sobre esta temática, não olvidando, no entanto, o percurso que cada um destes Estados tem, nesta matéria.
A questão da gestão e valorização do Património cultural e, dentro deste, do património arqueológico e arquitectónico, surge, um pouco, por toda a Europa, a partir do séc. XIX, com o desenvolvimento do liberalismo; Portugal teve, nesse dominio, alguma precocidade, com a legislação produzida, ainda no primeiro quartel do Séc. XVIII, por D. João V. No entanto, na maior parte dos casos, estes movimentos não tiveram grandes repercussões práticas na Gestão do Património.
Este estudo tem como base os dados inéditos contidos nos Cadernos de Campo de Manuel Heleno (antigo Director do Museu Etnológico Português e Professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), referentes a mais de dez anos de escavações em quase três centenas de monumentos megalíticos, na parte Norte do Alentejo Central.
The megalithic complex of Monte de Tera was discovered in 1996. The site includes an alignment of menirs (Sector 1) and a necropolis (Sector 2), about 100 m far from each other. The archaeological assemblage indicates that the site approximately dates to the 1st Iron Age (7th-5th century BC). The chronological relationship between the menirs and the necropolis is not clearly established so far, though various data point to their probable contemporaneity.
Le dolmen de Santiago Maior (Alandroal) a été fouillé en 2005, après l’information fournie par le propriétaire sur son état de conservation. Effectivement, le monument n’était pas détruit, comme il y avait été jugé. La fouille a permis d’obtenir des informations très importantes sur les différentes phases de violation/destruction, mais aussi sur la construction et la structure du monument.
Want to know more?If you want to know more about this cutting edge product, or schedule a demonstration on your own organisation, please feel free to contact us or read the available documentation at http://www.keep.pt/produtos/retrievo/?lang=en