Type

Database

Creator

Date

Thumbnail

Search results

25 records were found.

Se entendermos o erotismo como uma busca de prazer de um modo intencional, prolongado, articulado e aprofundado, prazer esse que não só é procurado como é continuado no tempo, verifica-se que há uma área onde a informação é particularmente lacunar, a ligação do erotismo ao mundo do vestuário ligado às questões de género já que a grande maioria dos estudos realizados até ao presente na esfera da indumentária com características eróticas, abrangem maioritariamente os consumos de indumentária erótica pelos homens heterossexuais.
No presente estudo reduz-se a pesquisa à análise do aspecto vestimentar da Moda. Procurar-se-á no entanto inventariar as várias hipóteses de relações entre a questão da educação e os consumos de indumentária, desde a vertente mais formal, à educação menos convencional. Este texto é também um pretexto para pedagogicamente dar indicações bibliográficas na área, destinadas a servir de guia a todos os que procuram informação teórica que os leve a aproximações ao estudo da Moda.
Ao leccionar as cadeiras de História do Vestuário e da Moda no curso de Design de Moda, entretanto extinto, no IADE, e, posteriormente, sendo regente das cadeiras de História do Traje no curso de Realização Plástica do Espectáculo, na Escola Superior de Teatro e Cinema, verifiquei a importância que a Revolução Francesa e os tempos que se lhe seguiram até à queda de Napoleão Bonaparte teve para a Moda, não só directa como indirectamente. A presente pesquisa permitiu ainda identificar uma série de situações geralmente desconhecidas. Assim é aqui registada e estabelecida uma proposta de ciclo de evolução de consumos de indumentária. Ao sistematizar este ciclo, verifiquei ainda, com alguma surpresa, que ele não foi único na História da Indumentária, mas que poderia ser encontrado noutras situações revolucionárias, nomeadamente foi achada u...
António Ferro foi uma personalidade fulcral para a cultura do século XX em Portugal, sendo as suas obras reflexo do tempo que viveu e das ideias que defendeu, estando quer estas, quer as de sua mulher, Fernanda de Castro, recheadas de referências à indumentária e as modas que se iam sucedendo e que muitas vezes descreveu. ABSTRACT - António Ferro was a main personality of the cultural scene of the twentieth century in Portugal. His works reflect the time he lived and ideas that defended, being either it, or those written by his wife, Fernanda de Castro, filled with references to clothing and the fashions that were succeeding and that he often described.
O traje militar, em geral, e em Portugal, em particular, teve uma enorme evolução no século XVII. Foi nesta centúria que se deram as primeiras tentativas em Portugal de introduzir e regular os uniformes. Paralelamente verifica-se que a indumentária militar sofreu de fortes influências da Moda vigente. ABSTRACT - The military costume had an enormous evolution in the seventeenth century. It was in this century that the first attempts were made to introduce the uniforms in Portugal. It appears that the military outfit suffered from strong influences from fashion.
Interagindo com a evolução do vestuário, o desporto em geral e o ténis em particular têm influenciado ao longo dos tempos a Moda, sendo o contrário também verdadeiro. Assim, muitos dos trajes adaptados à prática desportiva vão passando para o traje quotidiano, da mesma forma que algumas das inovações da Moda são incorporadas no vestuário usado para praticar desporto, ao nível da forma, mas também das cores, padrões, ornamentos, etc., sendo ainda possível verificar neste âmbito a influência dos designers de moda que não raro têm produzido indumentária desportiva.
Ensaia-se a análise de uma importante pintura portuguesa, maneirista, exposta no Museu Nacional de Arte Antiga, nomeadamente sob o ponto de vista da atribuição da autoria e leitura iconográfica. Abstract - It is proposed the analysis of an important Portuguese painting, Mannerist, exhibited at the National Museum of Ancient Art, particularly from the point of view of attribution of authorship and iconographic reading.
Análise da moda no vestuário enquanto Arte, passível de análise estética respectivos critérios e ligação às artes plásticas. É ainda analisado, no âmbito desta problemática, a evolução do estatuto social do criador de Moda e a Moda na actualidade. ABSTRACT: The aim is the study of fashion in clothing as Art, the aesthetic criteria of its analysis and its connection with other arts. It is further analyzed, in the context of this problem, the evolution of status of fashions creators and Fashion today.
A Heráldica do Exército Português tem reconhecidamente uma qualidade excepcional e os organismos que deste ramo das Forças Armadas dependem vêm recebendo armas bem ordenadas, com simbologia adequada à história e missão do organismo e de belo efeito plástico. Neste artigo são analisadas as armas e alguma emblemática, ordenadas nos últimos anos e que se reputam de exemplares. ABSTRACT - The Portuguese Army Heraldry has exceptional quality and its organisms have been receiving correct coats of arms with appropriate symbology to the history and mission of the organism and with good aesthetics. In this article are analyzed and some iconic coats of arms produced, in recent years, by the Army heraldry office, considered good examples.
Sintetiza-se a questão da existência de um traje tradicional lisboeta e cruza-se o mesmo com as festas da cidade de Lisboa, nomeadamente a sua utilização enquanto figurino nas marchas populares. ABSTRACT - It is questioned the existence of a traditional costume in Lisbon, its use in the festivities of the town, namely as stage costume in the popular marches.
Want to know more?If you want to know more about this cutting edge product, or schedule a demonstration on your own organisation, please feel free to contact us or read the available documentation at http://www.keep.pt/produtos/retrievo/?lang=en