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Assistimos atualmente a alterações em todos os domínios que marcam a sociedade onde coabitamos. Estas transformações, que se verificam na nossa sociedade, geralmente designada Sociedade da Informação, obrigam a refletir sobre as estratégias aplicadas pelas Bibliotecas na difusão das suas coleções e dos seus serviços. Em poucos anos, as redes sociais conheceram uma enorme difusão, impondo-se como novo canal de comunicação, uma vez que possibilitam uma interação entre os seus utilizadores, quase em tempo real. Este trabalho consiste no estudo das redes sociais enquanto instrumento de divulgação e promoção das Bibliotecas públicas no Distrito de Aveiro e pretende averiguar até que pontos estas ferramentas da Web 2.0 são utilizadas e quais os resultados obtidos. Para esta investigação foi enviado um inquérito às diretoras das já mencionada...
Este trabalho consiste num estudo de caso para avaliar a utilidade dos objectos de aprendizagem como complemento do ensino presencial. O objectivo é avaliar como é percepcionada a utilidade dos objectos de aprendizagem no contexto do ensino secundário, tomando como referência os alunos do 10º ano de escolaridade do Colégio Nossa Senhora do Rosário na disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Para a elaboração do estudo foi necessário investigar como se estruturam e desenvolvem conteúdos pedagógicos na área das TIC sob a forma de objectos de aprendizagem, avaliar a sua utilidade no ensino secundário para disciplinas de foro tecnológico, indagar a utilidade de uma plataforma de e-learning para a sua distribuição e organização e, por último, avaliar o impacte resultante do seu uso. A criação de objectos de aprendizagem,...
O actual avanço nas Tecnologias de Informação e Comunicação contribuiu para a democratização no ensino, possibilitando ultrapassar limitações de espaço e de tempo, e proporcionando um acesso à informação de forma mais fácil, rápida e de menor custo. Tal possibilitou novas formas de aproximação entre quem quer aprender e o conhecimento. As instituições de Ensino Superior não podem ser alheias a estes avanços tecnológicos. Em consequência, assiste-se à crescente adopção de novas formas de aprendizagem, mediadas pelas tecnologias e pelo digital, de forma a dar resposta aos desafios com que a sociedade deste início de século se confronta. Entre a multiplicidade de oferta tecnológica encontra-se a computação móvel e os dispositivos móveis, que vieram permitir uma aprendizagem menos limitada do que os computadores de secretária. Os dispositi...
O uso generalizado de Redes de Comunicação e das Tecnologias de Informação é hoje um fenómeno mundial, com múltiplos impactos na forma como se ensina/aprende e nos contextos em que esse processo decorre – Espaços de Aprendizagem. Estes espaços incluem Espaços Físicos de Aprendizagem, Espaços Virtuais de Aprendizagem, Espaços Colaborativos de Aprendizagem, entre outros. Estas propostas estão a proporcionar novos cenários no processo ensino/aprendizagem, com contornos ainda não muito bem definidos. Um Espaço de Aprendizagem necessita de um conjunto complexo de recursos materiais e humanos. Justifica-se um estudo mais aprofundado e continuado, dada a relevância que este tem nas Instituições de Ensino Superior. Nesse sentido, o objectivo geral da presente investigação é conhecer as percepções dos Docentes do Ensino Superior, sobre os Espaç...
The emergence of tools like Blogs or Wikis made the creation of online contents much easier than before. The evolving concept of Web 2.0 emphasizes the fact that the user can now easily participate in the delivery of Web contents, taking advantage of existing tools. In this thesis, two empirical studies are described. The first study was conducted with the aim of understanding faculty’s perceived usefulness of Web 2.0 tools for their teaching practices. For this study, an online survey was used which allowed gathering the opinions of 681 teachers from 11 different Portuguese higher education institutions. The integrative models generated from this study revealed that attitudes and self-efficacy (i.e. perception of self-competence) were found positive predictors of faculty’s intentions to use, and actual using Web 2.0 (in general), and...
Assiste-se nos dias de hoje a grandes transformações nas organizações. Estas transformações têm origem diversa, nomeadamente podem ser associadas a questões tecnológicas, culturais ou mesmo demográficas. Do ponto de vista organizacional, entre as transformações mais significativas está a elevada rotatividade dos colaboradores. Na sua essência, esta rotatividade pode ser vista por duas perspectivas diferentes: empregador ou empregado. Em qualquer dos casos, do ponto de vista da organização, existem sempre perdas, não só de competências, mas também da imagem e das relações com os clientes, sendo que as mesmas são mais significativas nuns casos do que em outros. Esta perda é acentuada no caso de organizações onde o trabalho não é realizado maioritariamente por máquinas, mas sim por pessoas – como é nas organizações de mediação imobiliária...
A massificação do acesso à Internet, juntamente com a evolução tecnológica a que temos assistido nos últimos anos e com as recentes mudanças económicas e sociais, que apelam à participação democrática, tem conduzido a um interesse crescente em soluções de mediação digital para a participação pública direta. São cada vez mais os exemplos de políticos a utilizar a Internet para transmitir as suas mensagens eleitorais. Todavia, considera-se que as campanhas eleitorais tradicionais se baseiam, essencialmente, na comunicação unidirecional entre os candidatos e a comunidade, e não suportam um eficiente processo de comunicação escalável, que contemple os objetivos e necessidades de todas as partes interessadas. Em consequência dessa constatação, surgiu uma pergunta de investigação preliminar: como estimular os cidadãos a envolverem-se e a par...
Uma das principais prioridades da Sociedade da Informação é agilizar os processos burocráticos dos Governos e da Administração Pública. Os governos locais são a fonte de contacto mais próxima das comunidades, apresentando-se como cenário ideal para o desenvolvimento de iniciativas no sentido de apresentar melhorias apreciáveis e contínuas nos seus serviços. A Gestão da Informação neste contexto fruiu das enormes vantagens proporcionadas pelos novos paradigmas tecnológicos. As oportunidades são inúmeras. Todavia, é o conjunto de esforços centrados na integração de informação em áreas limitadas e complementares que permite alcançar resultados. O presente trabalho pretende prestar um contributo para esse fim. São caracterizadas as necessidades de informação, centradas no munícipe, para uma gestão da informação integrada no contexto do gov...
A presente dissertação defende a importância da Sociedade da Informação a nível europeu e nacional, e são discutidas as suas consequências no âmbito da introdução das TIC em todos os sectores da sociedade, e em particular, no ensino. São apresentadas as iniciativas europeias, com reflexos a nível nacional, e um resumo dos programas europeus relacionados com a formação e a educação. É ainda apresentado, de um modo geral, o panorama da Sociedade da Informação a nível nacional. São efectuados contributos para a definição dos conceitos de Gestão e de Qualidade. Paralelamente são definidos outros conceitos importantes relacionados com esta temática, nomeadamente, a eficácia e a eficiência, a Gestão da Qualidade Total e o benchmarking. São abordadas as questões relacionadas com a Educação a Distância, sendo feito o seu enquadramento históric...
Uma conversa informal na Guarda No contexto dos desafios que o final da primeira década do Séc XXI nos oferece, os territórios tem de se reinventar e assumir novas prioridades. As questões associadas com as redes e a forma como se pode explorar o digital e a crescente sofisticação de infraestruturas, serviços e aplicações, exige respostas que considerem as características de cada população em particular e o potenciar dos aspetos que tornem um território um espaço (físico e virtual) que ofereça qualidade de vida e propostas sustentáveis para uma atividade humana feliz. A apresentação defende que estas propostas se devem centrar no equilíbrio das redes e do território.
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