Type

Database

Creator

Date

Thumbnail

Search results

84 records were found.

Procura-se fazer em verso um retrato evocativo do pensador António Telmo, que dedicou boa parte da sua reflexão ao estudo da poesia portuguesa (Luís de Camões, Teixeira de Pascoaes e Fernando Pessoa).
O volume reúne um numeroso conjunto de ensaios dedicados a Florbela Espanca, constituindo o acervo mais completo e atualizado dos textos críticos florbelianos.
Fialho de Almeida, Florbela Espanca e Raul de Carvalho nasceram, respectivamente, em 1857, 1894 e 1920. Todos eles escritores alentejanos, pertencem a gerações imediatamente sucessivas. Poderiam ser filhos uns dos outros. E, de facto, esta sequência tem muito de linhagem – como se cada um tivesse herdado, e transmitido, um feixe de traços literários, estéticos, experienciais, enunciativos e temáticos de eleição. Produto de uma peculiar afinidade entre personalidades literárias, entretece-os um conjunto coeso de sentidos e destinos.
O Arquivo Histónco-Social (AHS) foi constituído no final da década de 70 no âmbito do Centro de Estudos Libertãnos (CEL. em Lisboa) por iniciativa de pessoas como Emídio Santana, Moisés Silva Ramos. Lígia de Oliveira, Francisco Quintal. Sebastião de Almeida. João Freire e outros, tendo reunido espólios de antigos militantes sindicalistas e anarquistas, bem como das suas organizações especificas (grupos acratas. uniões e federações), sindicais (associações de classe, sindicatos únicos, uniões locais, federações, congressos operários e Confederação Geral do Trabalho) e culturais. Esses espólios guardaram documentação sobrevivente de antigas organizações que foi salva e conservada durante o longo período de clandestinidade por militantes sociais juntamente com os seus próprios documentos. Com essa iniciativa importava salvaguardar a memór...
O estudo dos dois ilustres representantes – Sebastião José de Carvalho e Melo e Baltazar Gaspar Melchor de Jovellanos, líderes nos respetivos países entre os séculos XVIII e XIX – tem como objetivo compreender a razão de terem sido rejeitados, incompreendidos e até injuriados pelas suas pátrias. O primeiro restabeleceu a economia do país, aproximando-a à realidade económica e social da Europa, que desde o reinado de D. João IV era decadente. Foi um estadista admirado pelas atitudes nobres que tomou no fortalecimento da nação, iniciando com esse intuito várias reformas. Porém, tornou-se num “déspota iluminado” afirmando-se como único soberano, senhor do poder e da verdade, passando a ser odiado pelo povo. O segundo era portador de um pensamento de inovação invejável para a época. Incansável ao serviço da sua pátria, lutou desde muito jo...
Este texto procura explorar o tema de Buda e do Budismo na escrita de Teixeira de Pascoaes (1877-1952).
Procura-se neste prefácio perceber a importância do biografismo para o estudo da poesia e da obra em geral de Florbela Espanca.
Prefácio em que se pretende introduzir a obra da autora a partir da originalidade do autor estudado.
Estudo da poética de Raul de Carvalho a partir de tópicos encontrados nos seus versos (confirmados ainda por memórias pessoais).
O livro (colectivo) é o resultado dum colóquio na Universidade de Évora a 4 de Março de 2011. Foi organizado por António Cândido Franco.
Want to know more?If you want to know more about this cutting edge product, or schedule a demonstration on your own organisation, please feel free to contact us or read the available documentation at http://www.keep.pt/produtos/retrievo/?lang=en