Type

Database

Creator

Date

Thumbnail

Search results

247 records were found.

A presente investigação descreve um estudo analítico que teve como objectivo caracterizar as comunidades virtuais da rede social Orkut que incidem sobre o eixo temático Educação, Formação e Tecnologias, com a finalidade de compreender se esses espaços da Web social possibilitam o desenvolvimento de aprendizagens informais. Na componente conceptual, começamos por abordar o conceito de Sociedade da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem, equacionando as novas formas de comunicação e de aprendizagem que caracterizam a sociedade em rede. A questão das redes sociais é discutida à luz de um referencial teórico que inclui a teoria dos seis graus de separação, a teoria dos grafos, a teoria da actividade e a teoria Ator-Rede. Completam a revisão de literatura uma abordagem à problemática da e-moderação online, a caracterização dos difere...
Num tempo em que urge encontrar o espaço da escola na malha social do século XXI, a consciencialização das consequências que as práticas lectivas renovadas, por certo, terão na urdidura dessa malha é o resguardo teórico das páginas que humildemente se apresentam nesta dissertação. No espírito destas páginas, estará sempre patente o propósito de compreendermos e analisarmos os procedimentos, os hábitos, as percepções e os sonhos de quem utiliza as tecnologias de índole digital para tornar os ambientes de aprendizagem mais compatíveis com os tempos de mudança que vivemos. Nessa caminhada rumo a uma inteligência eco-tecnológica das escolas, e consequentemente dos seus protagonistas, a produção de Conteúdos Educativos Digitais com recurso a Ferramentas de Autor torna-se, assim, o centro de uma espiral de considerações, inquirições, análise...
Nesta investigação apresentamos o processo de concepção, avaliação e dinamização de um portal educacional dedicado à temática WebQuest. O portal foi desenvolvido com o intuito de criar um espaço para a divulgação da estratégia pedagógica a toda a comunidade educativa lusófona interessada em conhecer, utilizar, partilhar experiências e investigar sobre a referida temática. A investigação levada a cabo enquadra-se num modelo metodológico designado na literatura por developmental research, dado que se pretendia estudar o processo de concepção, avaliação e refinamento de um protótipo Web que tomou o formato de um portal temático e se constituiu como o objecto de estudo na presente dissertação. Para efeito do trabalho de campo foram desenvolvidos um conjunto de estudos parcelares organizados em torno das fases de desenvolvimento do protótip...
O presente estudo descreve uma experiência pedagógica pioneira realizada no agrupamento de escolas Vale do Tamel, Barcelos, e que teve como objectivo principal criar e dinamizar uma WebRádio, recorrendo às tecnologias Web 2.0, em especial o podcast. Foram objectivos da investigação: i) implementar/dinamizar uma WebRádio ao serviço da comunidade educativa local; ii) realizar programas educativos de rádio de natureza interdisciplinar; iii) produzir conteúdos áudio em formato podcast (entrevistas, reportagens, documentários, noticiários); iv) explorar as potencialidades das tecnologias Web 2.0 ao serviço da educação e da comunicação e v) avaliar o impacto da experiência educomunicativa junto dos intervenientes no processo (alunos, professor, comunidade). A WebRádio, nas diversas formas de exploração, é um importante veículo de intervenção...
A segunda geração da World Wide Web transformou a Web num verdadeiro espaço para a colaboração, meio de interacção, comunicação global e compartilhamento de informações, construindo aquilo que designamos por inteligência colectiva, indo, por isso, de encontro à visão original idealizada por Tim Berners-Lee. Conceito plural e polissémico, a Web 2.0 oferece ao utilizador uma multiplicidade de aplicativos gratuitos e versáteis potenciadores do desenvolvimento de múltiplas aprendizagens e de experiências colaborativas entre professores e alunos, já que cada um pode publicar, compartilhar e editar as suas experiências e conhecimentos. Por outro lado, o desenvolvimento do Plano Tecnológico da Educação possibilitou o reforço dos recursos tecnológicos existentes nas escolas portuguesas, bem como as condições de acesso a Internet de alta veloci...
No sentido de equacionar o potencial da utilização de ferramentas colaborativas online no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, em cursos do ensino profissional, foi desenvolvido um projecto que implicou a exploração pedagógica da ferramenta Google Docs. O estudo envolveu uma turma de vinte alunos de Técnico de Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade, do 2º ano do ciclo de formação, equivalente ao 11º ano de escolaridade, que, durante o módulo Estatística Computacional exploraram as diferentes funcionalidades da ferramenta. Foram constituídos cinco grupos de trabalho, que complementaram as aprendizagens realizadas na sala de aula com as tarefas desenvolvidas nos aplicativos da ferramenta Google Docs, no âmbito de um estudo de satisfação da escola. Atendendo à natureza do estudo, adoptou-se uma metodologia de e...
O presente estudo procura verificar de que forma as actuais políticas de Educação de Adultos em Portugal, organizadas em torno da Iniciativa Novas Oportunidades, têm contribuído para combater a info-exclusão da população adulta. Procuramos analisar o impacto do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências no desenvolvimento de competências em TIC e a influência do programa e.iniciativas na aquisição de equipamento informático e no acesso à Internet banda larga. Estas duas medidas permitem criar condições para que os adultos sejam incentivados a mudar as suas práticas relativamente às TIC e à Internet, contribuindo para uma melhor preparação desta camada da população para a sociedade em rede e para um mercado de trabalho cada vez mais exigente nas competências requeridas aos trabalhadores. Consideramos três grupo...
Com este estudo pretendeu-se averiguar a relação entre o recurso à WebQuest no ensino da Matemática e o desenvolvimento de Higher Order Thinking Skills nos alunos. Ou seja, qual seria o impacto de WebQuests de curta e de longa duração no desenvolvimento de competências diferenciadas na aprendizagem dos alunos, tais como: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. O estudo foi aplicado numa turma do 8.ºAno e envolveu as unidades “Semelhança de Triângulos” e “Lugares Geométricos” do programa do referido ano de escolaridade. Para tal foram aplicadas duas WebQuests envolvendo os conteúdos das unidades referidas anteriormente e cuja personagem principal foi Harry Potter. A WebQuest “Semelhança de Triângulos”, de curta duração, foi criada pela investigadora e envolveu a descoberta do mistério do quadro roubado por pa...
O presente trabalho tem como finalidade abordar novas estratégias de ensino e aprendizagem a implementar no contexto dos cursos profissionais capazes de aumentar a motivação e o sucesso dos alunos na sua futura vida profissional. Neste contexto foi desenvolvido de raiz um Objecto de Aprendizagem (OA) destinado a alunos do 10º ano do Curso Profissional de Técnico de Construção Civil – Condução de Obras (TCO) e que teve três princípios básicos que presidiram à sua elaboração: 1) Sensibilizar os alunos para a importância do fenómeno eco-ambiental na indústria de construção e engenharia civil. 2) Proporcionar uma aprendizagem sequencial dos conteúdos programáticos tendo em conta a ergonomia da construção e seu dimensionamento relativo. 3) Tirar partido da ludicidade do software como forma de motivar os alunos para a aprendizagem da discipl...
No contexto da sociedade do séc. XXI, urge provar que a Internet e, em particular, as ferramentas colaborativas podem contribuir de forma decisiva para enriquecer e diversificar o processo ensinoaprendizagem, fazendo das Escolas ambientes de aprendizagem abertos, quer à comunidade, quer ao mundo que as rodeia. Através destas ferramentas colaborativas, os seus utilizadores, alunos e professores, têm a possibilidade de ser quer consumidores de informação, quer produtores de conteúdos e de informação proporcionados por esta sociedade em rede, em que a partilha de saberes e a interação são possíveis e passíveis de servir de fonte para a construção de novo conhecimento. Esta dissertação tem como finalidade, através de um estudo de caso misto, mostrar aos professores e à sociedade em geral que é possível usufruir das potencialidades de uma f...
Want to know more?If you want to know more about this cutting edge product, or schedule a demonstration on your own organisation, please feel free to contact us or read the available documentation at http://www.keep.pt/produtos/retrievo/?lang=en