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O ensino continua a obedecer a lugares definidos no tempo e no espaço, ou seja, o professor continua a ser o principal responsável pela transmissão de conteúdos e o papel do aluno continua a ser bastante passivo. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem portanto influenciar e transformar a aprendizagem. As plataformas de gestão da aprendizagem e applets permitem definir uma nova metodologia de ensino e aprendizagem, organizando o espaço de interacção, de acordo com uma dada intencionalidade, incentivando a auto-aprendizagem dos alunos recorrendo a uma rede de colaboração. No entanto, apesar da divulgação de plataformas e da formação de professores na sua utilização, o seu uso ainda não é generalizado e não está a ser efectuado da forma mais adequada. Por outro lado, há necessidade de compreender os conceitos algébricos, a...
O contacto com as tecnologias informáticas começa desde tenra idade quando os brinquedos se tornam cada vez mais tecnológicos e passam a ser parte integrante da vida das crianças. A escola tem, por isso, o dever de integrar as tecnologias nas suas práticas logo nos primeiros anos escolares permitindo, assim, o desenvolvimento de competências essenciais nesta e outras áreas, tanto mais que essa integração beneficia o processo de ensino e de aprendizagem. As tecnologias podem funcionar como forte aliado na construção do conhecimento. Não obstante a sua importância, a Matemática é vista muitas vezes como enfadonha, difícil e totalmente desenquadrada da realidade. Experiências de aprendizagem com padrões geométricos, nomeadamente frisos, poderão constituir uma forma de incentivar à mudança deste preconceito negativo acerca da Matemática ao...
O presente trabalho propõe-se descrever e comentar o resultado de um estudo sobre as condições e o modo como é implementada a Matemática no Ensino Secundário e o seu impacto nas motivações dos alunos em relação à Matemática. Mais concretamente reflecte-se sobre as condições humanas, logísticas e administrativas que são disponibilizadas para apoio à abordagem da Matemática, incluindo o tipo de formação que é proporcionado aos professores, o grau de cumprimento dos programas, quais os objectivos que os professores realmente perseguem, isto é, que competências pretendem que os alunos desenvolvam, quais os assuntos abordados e como os interligam, quais as metodologias adoptadas e os recursos utilizados e quais os tipos e instrumentos de avaliação que privilegiam e a consequente alteração na motivação dos alunos em relação à Matemática. O e...
A crescente utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino tem vindo a implicar, de igual modo, um aumento do uso de softwares educativos. Surge, assim, a necessidade de encontrar formas de seleccionar e avaliar esses produtos que tenham em consideração não tanto os seus atributos técnicos mas os aspectos educativos envolvidos. Uma das características comummente encontradas nos softwares para fins didácticos é a presença de personagens animadas que procuram captar a atenção do utilizador, motivá-lo ou, ainda, ajudá-lo a realizar certas tarefas. Estas personagens são utilizadas com base na característica humana de “antropomorfizar” os objectos. Assim concebem-se figuras que acompanham o utilizador durante a exploração dos softwares como se de um companheiro real se tratasse. No entanto, os objectivos que levaram à incl...
Hoje em dia, a importância da criatividade e a pouca atenção a que tem sido votada, designadamente a Matemática, são inquestionáveis. Por outro lado, as dificuldades reveladas pelos alunos ao nível do raciocínio funcional e os possíveis contributos da exploração de padrões visuais na superação de tais dificuldades têm sido destacados. Neste contexto, desenvolveu-se um estudo com o objetivo de avaliar o impacto, em alunos do 8º ano de escolaridade, da implementação de uma sequência didática na unidade “Sequências e regularidades”, operacionalizada através de tarefas focadas em padrões visuais, no desenvolvimento da criatividade e de representações em relação à mesma e do raciocínio funcional. Para concretizar a investigação, optou-se por um estudo de caso (exploratório) qualitativo que foi desenvolvido no ano letivo 2011/2012. A recolha...
Tendo em conta que a Universidade Eduardo Mondlane é a primeira instituição, em Moçambique, a oferecer cursos completamente baseados na Web, o presente estudo constitui uma das primeiras investigações com a qual se pretende perceber qual o impacto de um módulo assente na compreensão de conceitos e na resolução de tarefas, fortemente apoiadas por uma Folha de Cálculo, estruturado numa lógica de webquest e lecionado a distância, rentabilizando-se potencialidades da plataforma virtual Aulanet, no desenvolvimento de competências tecnológicas e de conhecimentos, capacidades e atitudes relacionados com a Estatística descritiva. Para dar resposta às questões de investigação formuladas, optou-se por uma abordagem qualitativa e por uma estratégia de estudo de caso que se desenvolveu num contexto próximo da lógica da investigação - ação. Os prin...
O reconhecimento crescente da importância da Geometria, mesmo ao nível do desenvolvimento integral do indivíduo, não estava, até há pouco atrás, plasmado nos programas curriculares de matemática. Para além disso, essa área não era abordada da forma que, hoje em dia, se considera mais adequada, designadamente, dando-se espaço à ação do aluno na compreensão dos conceitos geométricos (Breda et al., 2011). Em Portugal, o atual Programa de Matemática do Ensino Básico (Ponte et al., 2007) e o documento das “Metas de Aprendizagem” (ME, 2009) conferem à Geometria o lugar de destaque que merece. E preconizam a abordagem dos tópicos geométricos, também eles renovados, consonante com as mais recentes orientações internacionais para o seu ensino e a aprendizagem que integram, designadamente, o uso de ambientes dinâmicos de geometria dinâmica. Um d...
A correcta construção de significados relativos ao conceito de numerais decimais pelos alunos revela-se de fundamental importância quer para uma sólida construção do conceito estruturante mais amplo – o conceito de número –, quer para o sucesso no prosseguimento dos estudos, quer para resolver, de forma correcta, os problemas do dia-a-dia, pessoal/profissional, como também, para participar na comunicação matemática que diariamente se estabelece na actual sociedade. Tal importância, corroborada por grande parte dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, reafirma-se na sua integração nos programas curriculares desse nível de escolaridade e nos vários estudos, sobre o assunto, desenvolvidos por uma comunidade científica de reconhecido mérito. No entanto, os alunos revelam uma inadequada apropriação dos conceitos em causa, que se manife...
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