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O ano lectivo de 1998-1999 ficou marcado, no âmbito da organização escolar, pela implementação de um novo regime de autonomia, administração e gestão das escolas de educação e ensino não-superior. Este novo modelo organizativo convoca toda a comunidade escolar para a construção, execução e avaliação do projecto educativo, e reclama uma particular atenção da organização e desenvolvimento de processos formativos dos diversos intervenientes e, de um modo especial, do pessoal não docente. De entre os 5 temas de formação inicial para o ingresso na carreira de assistente de acção educativa, e para a reconversão profissional de auxiliares de acção educativa, a «Escola promotora de saúde» surge num enquadramento de equilíbrio que preenche 15% do total da formação. Este tema D encontra-se dividido em 3 sub-temas: D1 - Higiene, prevenção e segur...
Prefácio da obra "Ensino, Qualidade e Formação de Professores"
O objectivo deste estudo é descrever o conhecimento epistemológico dos professores, através das suas concepções acerca do modelo didáctico pessoal. Foi definida a população de professores de Biologia e Geologia que, no ano lectivo de 2004-2005, leccionava no âmbito das DRE do Alentejo e do Algarve. Aplicou-se uma versão modificada do INPECIP. Os resultados revelam uma preferência por uma perspectiva didáctica tecnológica, de carácter instrumentalista. Os professores defendem que, qualquer que seja o contexto de ensino, a melhor alternativa ao método magistral é a resolução de problemas, uma vez que os métodos de ensino baseados em actividades investigativas dos alunos promovem a aprendizagem de conteúdos científicos
En esta actividad se analiza el comportamiento de algunos materials en función de la intensidad y tiempo de aplicación de las fuerzas macánicas y de la temperatura y presión. Así mismo se estudian modelos que permiten comprobar los efectos de la compresion y la distension de una serie sedimentaria, y otro sobre la producion de fallas de desgarre.
Com o objectivo de conceber um projecto de intervenção na área da educação para a saúde contra o excesso de peso e a obesidade nos alunos do 5.º ao 9.º ano, de uma escola em Arruda dos Vinhos, é fundamental fazer-se um bom diagnóstico da realidade, identificando de que forma os hábitos alimentares e de actividade física, o tempo usado a ver televisão, a usar o computador e a jogar consola, assim como as crenças e atitudes dos alunos e dos seus pais acerca do peso e da alimentação saudável interferem no excesso de peso e na obesidade destas crianças. Dos 432 alunos que participaram no estudo, 53,7% eram do sexo feminino e 46,3% do sexo masculino. Os resultados relativos ao Índice de Massa Corporal (IMC) dos alunos indicaram que, na população em estudo, 31,7% dos alunos apresentavam peso em excesso, dos quais 10,5% eram obesos. A prevalê...
A presente comunicação resulta de uma auto-reflexão sobre as metodologias desenvolvidas durante o ano lectivo 2007-2008 e seu impacto junto dos alunos, na disciplina de Saúde e Socorrismo, no 12.º ano de escolaridade, quando são leccionados os conteúdos relativos ao socorrismo. São analisadas as limitações e potencialidades das estratégias desenvolvidas, de acordo com a realidade local e os recursos disponíveis, o que permitiu elaborar um conjunto de recomendações que poderão ser tidas em conta no ensino do socorrismo.
O aumento do envelhecimento da população constitui um fenómeno global, que tem requerido medidas políticas específicas e variadas. De todas elas, a que parece constituir o último recurso é a colocação do idoso em lares, pese embora a investigação revele a importância, para a sua saúde, de o manter o maior tempo possível no seu ambiente familiar. Este estudo procura perceber a importância de alguns factores de risco de institucionalização do idoso. Trata-se de um case-control, retrospectivo, aplicado a uma amostra de 300 idosos do Distrito de Beja. Os principais resultados apontam no sentido de existir menor grau de dependência dos idosos que residem no seu domicílio, relativamente aqueles que habitam em lares.
O objectivo principal deste estudo foi identificar e descrever factores de risco e factores protectores relacionados com as várias fases do consumo de tabaco, por sexos. Recorreu-se à técnica de grupos focais ou entrevistas de grupo, a fumadores e não fumadores, de ambos os sexos, que permitiu identificar vários factores de risco e factores protectores relacionados com o consumo, já referidos noutros estudos, designadamente: a curiosidade; o desconhecimento do risco; a imaturidade; ter familiares e amigos fumadores; a acessibilidade/disponibilidade da substância, o preço acessível e sair à noite. Foram encontradas algumas diferenças entre os sexos. São necessários mais estudos para aprofundar o conhecimento dos determinantes do consumo de tabaco, em função do sexo, para elaborar programas preventivos eficazes.
O artigo que aqui se apresenta reúne uma síntese das comunicações apresentadas em congressos nacionais e internacionais assim como artigos publicados no âmbito do projecto de investigação intitulado Da Qualidade do Ensino ao Sucesso Académico: Um Estudo Longitudinal sobre a Perspectiva dos Estudantes dos Ensinos Secundário e Superior. Procura de Práticas Eficazes para um Rendimento Académico de Sucesso. Os resultados deste trabalho são demonstrativos do interesse e da importância suscitada pela temática do projecto e pode constituir-se como um contributo importante para a abordagem da qualidade do ensino em Portugal. Este é um tema actualmente dominante na análise do desempenho dos estudantes, tanto ao nível do Ensino Secundário como ao nível do Ensino Superior, por isso sempre presente nos diferentes eventos científicos quer da área d...
No presente artigo apresenta-se o projecto de investigação intitulado “Da Qualidade do Ensino ao Sucesso Académico: Um Estudo Longitudinal sobre a Perspectiva dos Estudantes dos Ensinos Secundário e Superior. Procura de Práticas Eficazes para um Rendimento Académico de Sucesso” (PTDC/CED/66574/2006), promovido no âmbito do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP) da Universidade de Évora, e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo da República Portuguesa. Este estudo de natureza longitudinal procura acompanhar os estudantes no seu percurso académico em transferência de ciclo/nível de estudo e tem como objectivo contribuir para o encontro dialéctico entre as representações dos estudantes sobre a qualidade de ensino e o seu rendimento académico...
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