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Resumo: A ousadia sonora e comportamental vindas com o Rock`n Roll nos anos 50 desencadeou, uma década depois, um estilo musical considerado subversivo, carregado de discursos místicos e polêmicas envolvendo seus representantes. O Heavy Metal refletiu e acompanhou um momento de grandes mudanças sociais e tomou ainda mais força na década de 70. Os jovens adeptos eram vistos como alienados, rebeldes, drogados, alguns eram mesmo considerados "satanistas" por reproduzir determinados discursos e comportamentos criados por seus ídolos. Para entendermos de onde vem a vertente "cristã" do estilo, é necessário nos determos num determinado ponto da história do campo religioso protestante que trouxe, para a atualidade, configurações religiosas das quais antigos conceitos, noções e comportamentos, no que refere ao viver e fazer a fé, são relativiz...
Resumo: Esta dissertação trata de questões relativas à pesquisa de esculturas públicas como objetos de estudo para compreensão das dinâmicas sociais, na cidade de Ibiporã, interior do Paraná. A pesquisa tem como foco, as negociações necessárias para instalação e manutenção das obras de arte no espaço público. Ela se encontra intermediada por reflexões da antropologia urbana e do campo de estudos. O processo de pesquisa no campo revelou a importância da presença do artista Henrique de Aragão como mediador das negociações entre o poder público e a produção artística. A partir de considerações de habitantes locais, jornais, documentos, relatos e narrativas, a trajetória de vida do artista permitiu ressaltar algumas percepções sobre a construção de espaços, lugares e objetos, percebidos como veículos comunicadores de conceitos culturais. A...
Resumo: Nesta dissertação procuro compreender a relação do carnaval com a cidade de Curitiba, como as escolas de samba se organizam internamente, como procuram definir seu lugar no espaço urbano e como as políticas culturais administram o desfile das escolas de samba. Para tanto, esse trabalho apresenta duas partes distintas e complementares, a primeira, caracterizada pela narrativa histórica, onde defino uma cronologia do carnaval de Curitiba; e outra, etnográfica, desenvolvida nos barracões e quadras de todas as escolas de samba em atividades durante os ciclos carnavalescos de 2008/2009 e 2009/2010. Sobre a narrativa histórica, o parâmetro usado para delimitar as “fases” do carnaval de Curitiba diz respeito aos lugares onde o carnaval de rua se manifestou na capital paranaense. Na narrativa etnográfica, aproximo os conceitos da antro...
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