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O interesse pelos desempenhos criativos e excepcionais desde sempre alimentou a curiosidade científica dos investigadores das mais diversas áreas do conhecimento, tendo sido renovado pelo movimento da Psicologia Positiva e pela ênfase nas potencialidades e forças do indivíduo. Deste modo, vários investigadores se têm dedicado ao estudo da identificação precoce dos excelentes, do desenvolvimento e aquisição da expertise, das características pessoais e do papel dos mediadores contextuais, procurando explicar o processo de desenvolvimento e manifestação da excelência. O estudo da excelência é, assim, caracterizado pela complexidade associada ao próprio conceito, e pela diversidade de abordagens teóricas e metodológicas ao seu estudo. Em contexto nacional, a investigação neste domínio é ainda bastante incipiente. Partindo desta conjuntura,...
O presente trabalho procurou estudar a eficácia dos sistemas de recompensas utilizadas pelas empresas em Cabo Verde na motivação dos colaboradores, utilizando o modelo teórico proposto por Nadler e Lawler (1977). Três variáveis (expectativa esforço - desempenho, expectativa desempenho - resultado e valência) foram consideradas como variáveis explicativas da motivação pelas recompensas. Os procedimentos metodológicos foram de natureza descritiva e análise dos dados foi feita de forma quantitativa. Participaram no estudo 105 indivíduos de sete empresas de diferentes sectores de actividades e os resultados obtidos confirmaram (com alguma fragilidade estatística) as hipóteses propostas, isto é, os sistemas de recompensas motivam os colaboradores.
Podemos definir a exposição oral como a transmissão de uma mensagem, por vias da comunicação oral, de maneira estruturada na qual um locutor dirige-se a um interlocutor para lhe transmitir informações, descrever ou explicar algo. Portanto não devemos definir a exposição oral apenas como saber falar ou ler algo perante uma plateia. O locutor além de saber falar, deve saber estruturar uma mensagem de forma coesa e coerente para a poder transmitir corretamente. Na escola não existe uma atividade prática corrente e organizada a nível da oralidade, o que provoca, na maioria dos alunos, um mal-estar e receio quando têm de produzir algum enunciado oral um pouco mais longo e mais formal. Defende-se, então, um treino e uma aprendizagem desta competência comunicativa, para que os alunos a possam desenvolver corretamente, produzindo um discurso c...
It’s a central concern of our government to provide the arts on schools. In this way, it’s important to take some data from this kind of practices that can improve the decisions token by our local and national governors. In this article, we present two artistic education experiences, particularly, through international traditional dance classes, implemented on all Évora basic schools: The JOGAR program, and the MUS-E project. The first one offers traditional dance classes, in general on curricular time, with groups that choose this modality, over three month. The other one presents different artistic activities from the beginning of the academic year, included on curriculum, applied to every groups weekly, during 45 minutes. Both consider dance as a discipline, with learning objectives, on a space where children can get fun, but, funda...
Many researchers are studying the early identification of exceptional individuals, expertise acquisition, personality, and the role of external catalysts, aspiring to explain their influence on the process of talent and expertise development. Researchers seek a deeper understanding of these exceptional individuals, using multiple methodologies and techniques, studying multiple contexts and domains, and focusing on multiple dimensions and constructs associated with excellence. Moreover, much psychological research on excellence takes a predominantly outsider perspective favoring quantitative inquiry, but little is really known about the experiences and personal meanings of exceptional individuals. In this study, we explored the insider perspective of being excellent. Using a case study approach, two dancers and two scientists were inter...
A investigação em torno da Excelência Humana tem primado pela multiplicidade de abordagens teóricas e metodológicas ao seu estudo. Por um lado, o próprio conceito de excelência encerra a dificuldade da sua operacionalização, reflectindo-se numa multiplicidade de critérios de identificação e de métodos de investigação. Por outro lado, a singularidade subjacente ao próprio conceito de excelência alimenta a discussão em torno das metodologias mais adequadas ao seu estudo. As abordagens quantitativas reclamam o estudo objectivo e laboratorial do desempenho excepcional, embora se questione o significado de resultados generalizáveis e quantificáveis sobre desempenhos singulares ou individuais. Neste sentido, a investigação poderá beneficiar de uma abordagem mais aprofundada e compreensiva dos percursos de excelência proporcionada pelas metod...
In the study of outstanding performers, research has established the important role of significant people at different stages of excellence development. Specifically, teachers and mentors seem to have a central role in this process, contributing to the investment and persistence of individuals in learning, developing, and mastering a given task, as to professional socialization and influence. In this study, types of support and influence of teachers and mentors at different stages of dancers’ excellence pathways are identified and analyzed. Using a case study approach, four dancers nominated for revealing excellence in performance and being actively engaged in their field were interviewed. Results confirm past research on the influential role of teachers and mentors in talent and expertise development. Dancers identify significant teac...
O advento da Psicologia Positiva impulsionou a investigação em torno do funcionamento humano óptimo, verificando-se um interesse crescente pela compreensão das características e condições do desempenho excelente. No entanto, a história da Psicologia conta com diversos estudos em torno da excepcionalidade, como, por exemplo, os estudos de Galton, Binet e Terman, que atribuíram as capacidades excepcionais a factores hereditários ou restringiram-nas a altas habilidades cognitivas. Os estudos posteriores contemplam outras variáveis como características de personalidade, motivacionais, criativas, e contextuais, salientando diversos factores e características do desempenho excelente em função da abordagem utilizada e do contexto de realização profissional dos indivíduos. Neste artigo, sintetizamos a investigação disponível em torno da excelê...
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