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Esta tese apresenta os resultados de uma investigação realizada em Vieira do Minho, em Portugal. O estudo versa sobre o fenómeno migratório neste concelho, abrangendo, especificamente, a população emigrada nos anos sessenta e setenta e já regressada ao concelho. A partir de investigações realizadas sobre o mesmo assunto e sobre populações com características semelhantes, este estudo mostra as principais motivações que levaram esta população a sair, assim como as principais que a mesma faz do seu regresso a Portugal e ao mesmo concelho de origem. O estudo foi desenvolvido com base em entrevistas realizadas aos ex-emigrantes, assim como pesquisa documental sobre os indicadores de emigração. Os diversos paradigmas teóricos existentes a partir dos quais se pretende explicar os fenómenos emigratórios mostram a complexidade envolvida na deci...
Este projecto versa sobre a Mediação Familiar, uma área que se anuncia prospectiva em Portugal. Apresenta-se a evolução do conceito de Família e Divórcio a nível mundial e nacional. Avançam-se algumas das principais abordagens sobre o primeiro conceito. É exposto o contexto teórico e histórico que caracteriza a evolução da mediação familiar, particularmente a nível nacional. A concretização deste objectivo trará, ainda, a oportunidade de analisar as vantagens e limitações da Mediação Familiar, face a contextos legais e jurídicos geridos por temporalidades lentas, marcadas pelo distanciamento face ao cidadão, bem como a expansão possível da Mediação Familiar em Portugal. Uma vez que contempla casos exemplificativos, espera-se que este resulte numa espécie de guia prático à execução da actividade de mediador, numa tentativa de que esta s...
This project seeks to describe the submission and construction paths of a project envisaging to create a company in the social area, under the Programme Idea Lab at the University of Minho. The process is described from the initial stage to the final presentation, including the preparation of a business plan. This project attempts to identify the critical points, considering the author’s background in Sociology and given the role of some representations about the interest, utility and sustainability of Sociology. It is in this context the project shows the importance of the concept of circulation of knowledge in the in the fields of social sciences. Being analyzed strategies to support the implementation of projects, in these areas the mechanisms used by universities to support the incubation of companies, such as the Universit...
Os temas da sustentabilidade e do desenvolvimento, bem como da possibilidade de manter este desenvolvimento para as gerações futuras, têm suscitado bastante preocupação a nível internacional. Alem disso, nas últimas décadas o objetivo da “participação das comunidades” nos processos de desenvolvimento tem sido muito valorizado e promovido como uma abordagem sustentável e alternativa à visão de “cima para baixo” desses processos. Esta pesquisa tem assim como objetivo focar as questões da participação das comunidades e da desigualdade de género que se levantam em torno dos projetos de abastecimento de água e de saneamento básico em meios rurais, em si importantes no quadro de uma estratégia de redução da pobreza no sub-distrito de Maubara e em Timor-Leste no seu todo. A pesquisa é feita através de uma abordagem metodológica quali...
Ao longo de vários anos, os estagiários sofreram, de facto, do desconhecimento generalizado sobre as potencialidades do trabalho em sociologia no seio das organizações. Hoje, cada vez mais, os estágios são propostos pelas instituições no quadro de projectos bastante bem definidos pelas mesmas.
Até que ponto o género é uma variável pertinente para a análise dos usos e representações do tempo por parte dos docentes do ensino universitário? De que maneira esta variável, aparentemente exógena ao campo académico, é compreendida pelos indivíduos implicados nesse mesmo campo como variável modelante dos usos e representações do tempo especialmente no que se refere aos processos de ascensão na carreira? Estas são as perguntas principais em relação às quais pretendo ensaiar algumas pistas de análise que derivam fundamentalmente da apreciação da literatura existente sobre o assunto e da sistematização da informação que recolhi através da análise documental, entrevista e inquérito por questionário. Assim, após as referências metodológicas, procuro mostrar como a carreira académica e, de modo especial, o grau de doutoramento são em Portu...
Distinguindo-se do trabalho do assistente social, o trabalho do sociólogo encobre-se nas tarefas de diagnóstico e de planeamento das melhores vias de intervenção avançando com medidas que atinjam os motivos pelos quais se geram problemas que, na sua expressividade, são sociais, acabam por ter implicações alargadas no âmbito da sociedade. Hoje em dia, a pesquisa e a intervenção sobre a escola conhecem um alargamento acentuado: com o insucesso escolar e a violência juvenil, incluindo o conflito inter-étnico, no centro das preocupações, as ciências sociais, e muito especialmente a sociologia, centram atenção na melhoria dos métodos de diagnóstico e de intervenção sobre problemas que, como disse, não se ligam apenas à escola mas à comunidade envolvente, à sociedade em si, aos seus modos de pensar, de estar e de actuar. É neste sentido que ...
Nesta exposição, partindo do enquadramento da Sociologia do tempo, vou privilegiar a relação entre tempo, sociedade e pessoa argumentando que a desconstrução dos usos do tempo permite analisar, por um lado, o poder de constrangimento exercido pela sociedade sobre o indivíduo, reduzindo-lhe a capacidade de assumir no espaço público a sua liberdade e, por outro, as estratégias de resistência do indivíduo face à sociedade, no sentido de, precisamente, resguardar o eu da potencial diluição na sociedade. O texto foi composto baseando-me em várias fontes de informação. A primeira destas é a pesquisa que realizei sobre os usos do tempo dos docentes universitários em dispensa de serviço docente e que parte de informação obtida através de entrevistas a 38 docentes do ensino universitário seleccionados com base no procedimento da amostragem teór...
Neste texto pretendemos apresentar as principais ideias que estão por trás do projecto de criação do paradigma da mobilidade. Tivemos em conta os quadros teóricos apresentados no decurso das pesquisas mencionadas pelos oradores presentes no primeiro ciclo de seminários do ano de 2005/2006. Pretende-se, com efeito, esclarecer os leitores sobre os temas tratados, assim como sobre as metodologias adequadas ao estudo da mobilidade no âmbito da classificação de estilos de vida. Assim, num primeiro ponto, trabalhamos sobre a abrangência teórica das mobilidades centrando-nos na desconstrução das práticas sociais e simbólicas associadas ao uso do automóvel. Num segundo ponto, centramo-nos na descrição e análise da metodologia mais frequentemente utilizada nas pesquisas que têm a mobilidade como objecto.
Este artigo sustenta a ideia de que, apesar da valorização política da mobilidade em termos latos, é necessário reflectir mais acuradamente sobre a suposição de senso comum de que a mobilidade é uma panaceia para resolver diversos problemas, assim como o resultado de uma boa consciência científica. Em geral, os resultados deste estudo conduzem-nos para a ideia de que a mobilidade não é sempre o resultado de escolhas pessoais nem é um indicador do nível de desenvolvimento científico em determinado país.
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