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Tem por objecto esta dissertação o tema da letra na obra de Jacques Lacan. Este tema afigura-se como crucial para a teoria de Lacan por localizar na letra as condições mínimas para a concepção lacaniana do inconsciente como uma linguagem. Deste modo, é atribuída, na primeira parte, grande incidência ao escrito “L’instance de la lettre dans l’inconscient ou la raison depuis Freud”, em Écrits, que é fundamental para o desenvolvimento deste tema porque não só confirma a pertinência da atenção dada à palavra na prática psicanalítica para permanecer fiel a Freud, mas também assume definitivamente a instância da letra como elemento incontornável para a leitura da linguagem do inconsciente no sentido da psicanálise, assim, reunir as condições para o estatuto de ciência. Ao estabelecer a distinção entre significante e significado, a linguístic...
Roger Sherman Loomis (1887- 1966) é um estudioso incontornável quando se estuda literatura medieval. Ele proclama a presença da mitologia céltica na literatura medieval e oferece-nos o seu trabalho detalhado no campo do romance arturiano: personagens, episódios, locais, motivos. Loomis defende que o material usado pelos conteurs, primeiro, e pelos escritores, depois, é de origem irlandesa e desenvolvimento galês. Para o provar, ele segue um método que tem cinco passos essenciais: isolar os vários elementos, investigar paralelos, encontrar o original, procurar paralelos na mitologia céltica ou possíveis sobrevivências na tradição bretã, e, finalmente, estudar o caminho que o elemento seguiu e todas as suas possíveis relações com todas as outras versões. O seu método regressivo, arqueológico, é substituído mais tarde por um método progre...
Cette thèse a pour premier objectif la problématisation du recul de l’enseignement du français dans les universités portugaises comme symptôme de phénomènes plus vastes que constituent la redéfinition de la mission des universités dans un champ éducatif transnationalisé, et la mise en cause des Humanités, en partie provoquée par la déstabilisation d’enseignements dans lesquels la littérature était un élément central. Les transformations à l’oeuvre dans les sociétés contemporaines, marquées par la dimension culturelle qui caractérise la mondialisation actuelle, ont mené à des bouleversements concernant la place et le statut des langues et affectant l’ensemble des catégories qui informent les disciplines traditionnelles comme les « Études Françaises ». Ainsi, la division disciplinaire en langues, littératures et cultures, s’est vue inter...
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