Type

Database

Creator

Date

Thumbnail

Search results

5 records were found.

O reordenamento do parque escolar originou o encerramento da maioria das escolas do primeiro ciclo com reduzido número de alunos. As zonas rurais foram as mais afectadas pois viram desaparecer a única esperança de sobreviverem à desertificação a que estão votadas. As crianças são consequentemente integradas em escolas maiores, multiculturais, nas quais, não raras vezes, a uniformização educativa teima em persistir por falta de meios. O presente estudo tem como objectivo a análise das consequências do encerramento das pequenas escolas em meio rural: efeitos no espaço rural; resultados no processo educativo; nos valores e nas tradições; consequências para os docentes e, acima de tudo, no desenvolvimento das crianças. A homogeneidade cultural já não existe e a adaptação à nova realidade torna-se imperiosa no ensino. Contudo, verifica-se u...
Resumo - O estudo que apresentamos inscreve-se num estudo de caso, no campo da Educação Intercultural. Tem como principal objectivo investigar se o meio influencia o sucesso escolar dos alunos ciganos, africanos e lusos, a relação entre a cultura escolar e a cultura destes alunos, bem como, as expectativas destes grupos culturais face à escola. No processo de investigação usou-se a metodologia qualitativa correlacionada com a quantitativa uma vez que esta se enquadra num estudo etnográfico. Esta pesquisa desenvolveu-se numa escola de 1.º ciclo do distrito do Porto, frequentada por alunos pertencentes ao grupo cultural cigano, africano e luso, predominando actualmente o grupo cultural cigano. Observamos a situação escolar destas crianças, num período de 4 anos (no período de 2002 até 2006); focamo-nos na análise dos questionários distri...
Resumo - Este estudo defende a importância da Educação pela Arte. Procuramos com ele contribuir para a construção do conhecimento sustentado na experiência pedagógica da Expressão Plástica, no fruir e no fazer arte na interculturalidade em que emerge o nosso quotidiano escolar. Enfatizando o gesto criador das crianças e jovens do Segundo Ciclo do Ensino Básico, cultural e etnicamente diferentes, estuda-se, no diálogo entre a educação e a arte, a possibilidade da sala de aula e dos clubes artísticos se transformarem em espaços empreendedores da dimensão humana. Assim, provocando atitudes do pensar e do agir autónomos, críticos e reflexivos da conduta ética, procurou-se através da experiência sensível e da actividade criadora, a exploração do Ser humano numa dimensão ontológica. Pretendemos com este estudo, contribuir singelamente para o...
O trabalho que ora apresentamos, pretende desenvolver uma hermenêutica em torno do pensamento de Agostinho da Silva, ainda muito pouco ou nada investigada – a presença de uma espécie de programa para uma sociedade alternativa. Outros conceitos-chave que também exploramos neste trabalho são os de espontaneidade e paradoxismo. Para fundamentarmos as nossas posições em torno da existência de uma espontaneidade e paradoxismo em Agostinho da Silva procedemos a uma análise reflexiva sobre algumas das hermenêuticas já existentes sobre a obra e o nosso autor, objecto deste estudo. Ao longo deste trabalho foi possível vislumbrar e desocultar o terreno no qual Agostinho sempre se move, afastando-o da metafísica. Assim, e usando as próprias palavras do nosso autor, foi nosso propósito neste trabalho, afastar a ideia de um Agostinho-filósofo, na m...
Want to know more?If you want to know more about this cutting edge product, or schedule a demonstration on your own organisation, please feel free to contact us or read the available documentation at http://www.keep.pt/produtos/retrievo/?lang=en